Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Cristo é o único Senhor de verdade sobre nós”, diz Bispo de Novo Hamburgo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 16/01/2015, Gaudium Press) Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese gaúcha de Novo Hamburgo, afirmou em um de seus mais recentes artigos que, desde a última segunda-feira, nós católicos estamos no assim chamado tempo comum. Ele explica que neste tempo litúrgico nós estamos acompanhando a vida pública de Jesus, que começa precisamente no encontro com João Batista, aquele que o tinha batizado no Jordão.dom_zeno.jpg

Segundo o Prelado, João Batista faz agora a sua profissão de fé e diz com toda a sua convicção: “Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (Jo 1,29), que é a mensagem central deste domingo. Ele afirma que, em uma liturgia toda em verde, lembrando a esperança, a Igreja nos propõe refletir com o Salmo 39, em que sempre de novo repetimos: “Eis que venho, Senhor, com prazer eu faço a vossa vontade”.

Dom Zeno destaca que parece uma celebração de ano novo, onde tudo parece começar, tanto que é possível ler no início da Carta de Paulo aos Coríntios: “Aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a serem santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo” (I Cor 1,2-3).

“Paulo estava iniciando uma de suas cartas mais importantes, onde ele dá clara demonstração de sua fé no Cristo vivo e ressuscitado, por isso ele não tem nenhuma dúvida em falar sempre ‘nosso Senhor’, uma expressão que entrou depois em todo o cristianismo, como uma fórmula quase automática. Mas, ela está cheia de significado. Ele é nosso Senhor, é o Senhor de nossa vida, de nosso passado, de nosso futuro, de toda a nossa existência. É o único Senhor de verdade sobre nós”, enfatiza.

O Bispo ainda ressalta que no Evangelho aparece então João Batista que, ao avistá-Lo, aponta com o dedo dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Conforme Dom Zeno, esta frase entrou em nossa liturgia e, em todas as as celebrações da Igreja, onde ela é repetida com a certeza de que Ele é o nosso Salvador, é aquele que tira o pecado.

Para o Prelado, quem nos ensinou este testemunho de fé foi João Batista que, passados alguns dias do batismo de Jesus, faz a sua solene profissão de fé: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus” (Jo 1,32-33).

“E com este testemunho claro, os seus imediatos seguidores, os discípulos foram trocando de mestre e começaram a seguir Jesus. É aqui que começa a vida pública de Jesus”, finaliza. (FB)

 
Comentários