Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Mais de 2 mil peregrinações ocorreram no Santuário de Guadalupe em 2014
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Terça-feira, 20-01-2015, Gaudium Press) Por volta de 2.200 peregrinações foi o que recebeu o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, durante todo o ano de 2014. As cifras foram dadas a conhecer recentemente pelo Boletim Guadalupano -órgão informativo da Basílica mexicana-, que também registrou as visitas que realizaram mais de 8 milhões de fiéis somente durante as celebrações do 483º aniversário das aparições marianas em dezembro.

Mais de 2 mil peregrinações ocorreram no Santuário de Guadalupe em 2014 1.jpg
Entre as peregrinações numerosas está a da Arquidiocese
do México com 20 mil peregrinos. / Foto: SIAME.

De acordo com o informativo guadalupano, entre as romarias mais numerosas estão as que foram realizadas durante o ano pelas dioceses mexicanas, destacando-se a da Diocese de Querétaro na qual participaram por volta de 80 mil fiéis; depois as de Toluca e Atlacomulco, com 40 mil peregrinos; seguindo as Dioceses de Celaya e Tenancingo, com 30 mil; e as jurisdições eclesiais do México, Cuernavaca, Tulancingo, Tlalnepantla e Nezahualcoyotl, cada uma com média de 20 mil peregrinos.

Registraram-se, igualmente, romarias de paróquias, movimentos católicos, comunidades, escolas e de institutos governamentais oriundas de vários pontos do México; além de grupos procedentes de outros países, como Estados Unidos, Colômbia e Brasil, que durante o ano chegaram ao Santuário para venerar o quadro milagroso da Guadalupana.

Mas as cifras são ainda maiores, já que durante todo o ano de 2014 o Santuário Guadalupano recebeu ao longo do ano centenas de peregrinações não registradas que se incorporaram às atividades litúrgicas ordinárias durante as celebrações eucarísticas das 06h às 20h.

O informe também faz referência às peregrinações mais chamativas, entre elas as que realizaram os
mariachis, os baloeiros, os motociclistas, e a procedente de Iztapalapa com as imensas coberturas de flores, entre outras.

Além disso, durante o Dozavario -com o qual se prepararam durante 12 dias os festejos guadalupanos em dezembro-, foram 276 as celebrações Eucarísticas que ali aconteceram. Além disso, durante esses dias, se distribuíram por volta de 160 mil hóstias, e centenas de peregrinos se aproximaram do Sacramento da Reconciliação.

A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, é um dos Santuários Marianos mais visitados no mundo, junto com o de Lourdes e Fátima. E está situado no monte de Tepeyac, na capital mexicana, e anualmente acolhe por volta de 14 milhões de peregrinos. O recinto é formado por uma Basílica, a Capela do Cerrito, a Capela del Pocito, a Capela dos Índios, a Paróquia de Capuchinas e o museu da Basílica.

Mais de 2 mil peregrinações ocorreram no Santuário de Guadalupe em 2014 2.jpg
Em dezembro se registraram mais de 8 milhões de fiéis durante
as celebrações do 483º aniversário das aparições
marianas./ Foto: SIAME.

A história afirma que a Mãe de Deus apareceu em mais de uma ocasião à Juan Diego Cuauhtlatoatzin -conhecido como o Índio Juan Diego, hoje Santo da Igreja- no monte de Tepeyac, que em período pré-hispânico era centro de devoção religiosa dos habitantes do vale do México. Em sua última aparição, a Mãe de Guadalupe lhe pediu a Juan Diego ir encontrar-se com Juan de Zumárraga, então Bispo do México, para que lhe levasse rosas em seu ayate -tecido que servia de manta-, flores que não eram comuns na região. Quando Juan Diego desdobrou seu ayate diante do Bispo, se fez o milagre da Mãe de Deus: ficou impressa uma imagem de Nossa Senhora com traços indígenas, que é hoje uma das devoções marianas mais veneradas no mundo. (GPE/EPC)

 
Comentários