Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Episcopado Colombiano realizará Curso sobre o uso da Comunicação na Evangelização
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 09-02-2015, Gaudium Press) “Comunicação e Tecnologias da Informação na Evangelização” é o título do curso virtual organizado pela Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) e que iniciará no próximo dia 23 de fevereiro com o propósito de aprofundar sobre o uso dos meios de comunicação social para a nova evangelização.

Episcopado Colombiano realizará Curso sobre o uso da Comunicação na Evangelização 1.jpg

Animado pelos departamentos de Comunicação Social e Ministérios Ordenados do Episcopado Colombiano o curso se dirige a sacerdotes, noviços, seminaristas, religiosos e religiosas, além de pessoas cujo trabalho pastoral e de evangelização envolve os meios de comunicação, especialmente as novas tecnologias da informação, e tenham interesse em conhecer e explorar novas opções comunicativas a serviço da Boa Nova.

A proposta acadêmica, que terá uma duração de 12 semanas, está dividida em três módulos temáticos: o primeiro deles, a uma aproximação geral aos fenômenos da comunicação social; o segundo, falará da comunicação à comunhão; e o terceiro, dará ênfase sobre as tecnologias da informação e comunicação para a nova evangelização.

“É um desejo enorme dos senhores Bispos que se gere um processo de formação que responda às necessidades de comunicar o Evangelho de forma afetiva e efetiva. O uso e o conhecimento dos meios de comunicação social para o serviço do anúncio do Evangelho e de novos valores sociais, demanda antes de tudo de uma formação crítica, baseada em uma visão humanista e filosófica do tema, guiada pelas preciosas indicações dadas pelo Magistério da Igreja, por isso se considera indispensável oferecer um Curso em Comunicação e TIC na Nova Evangelização, àqueles que estão se preparando para exercer um serviço pastoral na Igreja”, diz a convocatória do curso.

Este é o segundo curso sobre comunicação e novas tecnologias a serviço da evangelização realizado pelo Episcopado Colombiano. A primeira edição iniciou em agosto do ano passado com a participação de 170 estudantes de 15 seminários do país. O propósito com esta proposta acadêmica é que cada vez exista maior interesse entre os membros da comunidade eclesial sobre o fenômeno humano da comunicação e seus usos.

Além disso, em setembro passado a capital colombiana foi sede de um seminário sobre comunicação para os Bispos da Colômbia, Venezuela e Equador que promoveu o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS) em união com o Departamento de Comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), o qual levou por tema “A comunicação a serviço de uma autêntica cultura do Encontro”.

Episcopado Colombiano realizará Curso sobre o uso da Comunicação na Evangelização 2.jpg

Naquela oportunidade se contou com a presença de Dom Claudio María Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que antes do encontro, e através de uma vídeo mensagem, convidou aos Bispos para descobrir a vocação comunicativa: “Necessitamos ter conhecimentos tecnológicos para compreender o que está acontecendo neste setor no mundo. Mas o mais importante para mim é descobrir nossa vocação comunicativa (…) A Igreja está chamada para anunciar a Jesus Cristo e seu Evangelho. Esta é a missão que temos desde os séculos. A Igreja existe, sua razão de ser é anunciar a Jesus Cristo e seu Evangelho. Mas é induvidável que em seu caminho a Igreja tenha aproveitado todas as possibilidades que as tecnologias do momento lhe oferecem”. (GPE/EPC)

 
Comentários