Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Manuscritos de São Francisco de Assis são expostos na Itália
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Assis – Itália (Quarta-feira, 08-04-2015, Gaudium Press) Após ser visitada por milhares de pessoas na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, a mostra dos manuscritos de São Francisco intitulada “Francisco: pegadas, palavras e imagens”, permanecerá no Museu do Tesouro da Basílica de Assis até o próximo dia 31 de maio.

Manuscritos de São Francisco de Assis são expostos na Itália 1.png

“Dois documentos ressaltam de modo particular esta mostra que se prolongará até o dia 31 de maio: o Cântico das Criaturas, que é uma síntese da espiritualidade franciscana e fala da relação com Deus, com o homem, com o criado (…) O outro, a Bula de cessão do terreno dos frades para a construção da Basílica de São Francisco e, portanto, o túmulo que custodia os restos mortais do Santo”, disse em entrevista à Rádio Vaticano o Padre Enzo Fortunato, diretor da Sala de Imprensa do Sacro Convento de Assis.

O sacerdote, ao referir-se ao Cântico das Criaturas -a oração e poema sobre a criação mais conhecida do santo italiano-, também comentou: “No momento no qual nos preparamos para o Ano Santo da Misericórdia, o Cântico das Criaturas poderá ser um guia, uma bússola, para viver e caminhar reconciliados e perdoados”.

De acordo com o Padre Fortunato, a exposição é também uma ocasião para aprofundar no testemunho de santidade e espiritualidade de São Francisco de Assis, tudo graças as instituições que a promovem: “temos que agradecer a Associação Antiga, ao diretor da biblioteca, ao Frade Carlo Botero, que tem passado tempo para assegurar que o peregrino, o homem de boa vontade, os seguidores da arte, através destes manuscritos, possam conhecer e se aprofundar na espiritualidade, história e santidade de São Francisco de Assis”.Manuscritos de São Francisco de Assis são expostos na Itália 2.png

Segundo explica o diretor da Sala de Imprensa do Sacro Convento de Assis, a mostra tem lugar após o êxito da exposição em Nova York e o desejo de muitos de tê-la na cidade italiana para dirigi-la especialmente àqueles que chegam seguindo as pegadas de São Francisco de Assis. “Se decidiu também expô-la no Sacro Convento para assegurar que as pessoas que cheguem a Assis possam gostar da beleza de Francisco através de seus manuscritos e documentos”, acrescenta o sacerdote.

Pelo grande significado que tem a exposição, o Padre Fortunato estende um convite para aqueles que querem visitar esta mostra: “Convidamos a conhecer e se aprofundar naquela cultura que São Francisco desejou, uma hierarquia de valores. Aqui me vem em mente as palavras de São Francisco a Santo Antônio: ‘estou contente que estudes, sempre e quando isto não extinga o espírito da oração”.

Além dos manuscritos, os peregrinos também poderão apreciar os relicários, cálices e objetos litúrgicos e artísticos -muitos dos quais pertencentes a pontífices-, que permanecem no Museu do Tesouro da Basílica. (GPE/EPC)

 
Comentários