Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja na Colômbia convida a celebrar o “Tempo da Família”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Terça-feira, 12-05-2015, Gaudium Press) Pelo segundo ano consecutivo a Igreja na Colômbia, a partir do Departamento de Matrimônio e Família do Episcopado do país, propõem celebrar o “Tempo da família”, iniciativa que começou no último dia 10 de maio com a celebração do Dia das Mães e culminará com a festa do Dia dos Pais. Com esta proposta se quis fortalecer os vínculos da família à luz dos ensinamentos e vivências do Evangelho, assim como o Magistério da Igreja.Igreja na Colômbia convida a celebrar o Tempo da Família.jpg

De acordo com Dom Pablo Emiro Salas Anteliz, Bispo de Armênia e Presidente da Comissão do Departamento de Matrimônio e Família da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), este é um tempo oportuno e valioso “para fortalecer nossos laços familiares, expressar-nos o carinho que temos e viver com maior intensidade a riqueza e beleza da família”, já que “estamos convencidos que sempre será pouco o que façamos pela família e especificamente as iniciativas tendentes a fortalecer sua vocação e missão nas atuais circunstâncias”.

“Como não seguir propondo o ‘abraço em família’, como atitude permanente, para reforçar os vínculos tão frágeis entre os membros da Igreja doméstica e os que fazemos parte da grande família da Igreja?”, acrescenta o prelado.

Diz ainda, que este será um tempo para redescobrir que “o amor é nossa Missão e que nossa família não está morta, que pelo contrário é uma família viva, porque Jesus, o Senhor da Vida, está no meio dela e a fortalece com constante fidelidade”.

Como parte das atividades que ocorrem desde o Dia das Mães até o Dia dos Pais, o “Tempo da Família” estará marcado pelas celebração da Semana Nacional da Família, que ocorrerá entre os dias 23 a 31 de maio, e levará por tema “O amor é nossa missão: a família completamente viva”. Semana que servirá também de preparação para o Encontro Mundial das Famílias que se realizará na Filadélfia, Estados Unidos, no próximo mês de setembro.

Para preparar e viver plenamente o “Tempo da Família”, o Departamento de Matrimônio e Família da CEC também publicou uma cartilha por meio da qual as jurisdições eclesiais da Colômbia poderão viver a jornada através de encontros, catequeses e assembleias, e oferecerá ferramentas que ajudarão a “explicar melhor os fundamentos da família cristã construída sobre o amor e primeiro âmbito onde se exercita e se aprende o dar-se nos que nela convivem”, segundo expõem Dom Salas Anteliz.

A cartilha foi apresentada em forma de catequese e se divide em nove temas que propõem nove sessões através da preparação espiritual a partir da Adoração ao Santíssimo, por meio do Santo Rosário e a celebração Eucarística. O documento se dirige às famílias, matrimônios, agentes de pastoral matrimonial e movimentos de família.

Com estas propostas, como conclui o prelado, se busca sair ao encontro “do ‘desejo de família’, que se esconde no coração de todo homem e que, naturalmente, também tem muitos jovens como um verdadeiro sinal dos tempos que temos que acolher”. (GPE/EPC)

 
Comentários