Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Chile celebra o Mês da Solidariedade
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santiago – Chile (Quarta-feira, 19-08-2015, Gaudium Press) Durante a manhã do dia 17 de agosto e nas vésperas da celebração do Dia Nacional da Solidariedade, diversas instituições da Igreja convidaram aos transeuntes do centro da capital para expressar por escrito o que eles ofereciam ou acreditavam necessário para recuperar as confianças no Chile. Trabalho, solidariedade, lealdade, respeito, igualdade foram alguns dos conceitos que se estamparam à mão um grande tecido habilitado para o efeito.

Chile celebra o Mês da Solidariedade.jpg

“Reparando Confianças, Construímos Chile”, é o lema do Mês da Solidariedade 2015, que se celebra durante todo o mês de agosto em comemoração do exemplo de vida e entrega de Santo Alberto Hurtado SJ. O Vigário da Pastoral Social – Cáritas, Padre Andrés Moro comentou a respeito desta iniciativa que ela “nos permite descobrir como construir no Chile uma melhor pátria e isso por respeitar-nos, querer-nos, reconhecer-nos diferentes mas complementários em um mesmo país”.

Confiança: base para uma melhor sociedade

Em relação com a mensagem deste ano, o Padre Jorge Muñoz SJ, Reitor do Santuário do Padre Hurtado manifestou aos meios da Igreja: “Queremos convidar a todos para reparar as confianças, pois desse modo podemos construir o país. Para isso não é preciso partir do polo mais distante de nós. Temos que partir dos que estão mais próximos. Dos que vivem conosco. Dos que trabalham conosco. Das pessoas que fazem parte de nosso tecido mais próximo”.

Por sua vez, Lorenzo Figueroa, Diretor da Pastoral Social Caritas Chile, acrescentou que “Chile necessita avançar até um futuro de justiça social, fraternidade, inclusão, respeito e paz. E a chave de um presente e futuro melhor para todos e todas é a confiança. Necessitamos com urgência confiança para construir um projeto comum como sociedade”.

Aprender a construir confiança é um convite à sociedade e também a cada chileno e chilena. Assim apresentou Juan Cristóbal Romero, Diretor Executivo do Lar de Cristo: “O Padre Hurtado dizia que a base da confiança é o trabalho que cada um faz consigo mesmo. Não podemos esperar mudanças estruturais se não fazemos um trabalho com cada um e este mês nos propõem certas condutas para contribuir, como reconhecer-nos com igual dignidades, colocar-nos no lugar do outro e buscar juntos o bem comum”.

Esta atividade se soma às distintas iniciativas que ao longo de todo o Chile se realizam em agosto para promover o legado de justiça social de Santo Alberto Hurtado.

A campanha do Mês da Solidaridade 2015 está disponível em www.mesdelasolidaridad.cl www.facebook.com/MesdelaSolidaridad e twitter @MesSolidaridad onde permanentemente se convida a comentar com a hashtag #ParaConfiarYo. (GPE/EPC)

 
Comentários