Suscitado por Deus para libertar o Povo Eleito da escravidão no Egito, Moisés foi sem dúvida dos maiores homens que a História conheceu.
Para realizar essa missão humanamente impossível, realizou prodígios como ninguém. Para vergar o Faraó, desencadeou as dez pragas.
Na condução do povo à terra prometida, abriu as águas do Mar Vermelho, fazendo os hebreus atravessarem a pé enxuto; fez brotar água de rochedos; cair maná do céu, culminando tudo com as Tábuas da Lei, em que o próprio Deus lhe transmitiu os Dez Mandamentos.
Entretanto, o povo israelita – testemunha e beneficiário de todos esses prodígios – não correspondia com gratidão à bondade divina.
Na peregrinação de quarenta anos pelo deserto, com muita frequência duvidava de sua infinita bondade ou de sua onipotência, e punha-se a murmurar e reclamar contra os céus e Moisés.
Dúvidas, desconfianças e murmurações
Assim, apenas três dias após a milagrosa passagem do Mar Vermelho, começaram as murmurações – “Que havemos de beber?” (Ex 15, 24) – pois eram amargas as águas de Mara, onde chegaram.
Moisés, então, por indicação do Senhor, jogou na água um madeiro que a transformou em água doce.
Decorridos menos de dois meses, reiniciaram as dúvidas e reclamações:
Oxalá tivéssemos sido mortos pela mão do Senhor no Egito, quando nos assentávamos diante das panelas de carne e tínhamos pão em abundância! Vós nos conduzistes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão (Ex 16, 3).
Em resposta, Deus enviou-lhes uma nuvem de codornizes e, a partir desse dia, fez cair do céu todas as manhãs o maná, saboroso e nutritivo, do qual, durante 40 anos, se alimentaram 600 mil homens aptos para a guerra, além das mulheres e crianças.
Na etapa seguinte da caminhada, nova recaída: “Por que nos fizeste sair do Egito? Para nos fazer morrer de sede com nossos filhinhos e nossos rebanhos?”
Então dirigiu Moisés esta prece ao Senhor: “Que farei a este povo? Mais um pouco e irão apedrejar-me” (Ex 17, 3-4).
Manifestações de desconfiança, de murmuração e de espírito de revolta eclodiam, por assim dizer, em cada etapa do percurso. Somente contra Moisés?
Não, contra o próprio Deus: “Ele ouviu as murmurações que proferistes contra Ele. Nós, porém, quem somos? Não é contra nós que murmurastes, mas contra o Senhor” (Ex 16, 8).
Deus, paciente e misericordioso, atendia sempre às súplicas de seu Profeta e perdoava o povo “de dura cerviz”. Às vezes, para bem desse mesmo povo, mandava-lhe uma salutar punição.
“Enviou serpentes ardentes que picaram e mataram muitos”
Um desses castigos foi o das mortíferas serpentes.
Logo após ser favorecido pelo Senhor dos Exércitos com uma vitória contra os cananeus, o povo hebreu partiu em direção ao Mar Vermelho.
No caminho, perdeu a coragem e recomeçou a murmurar mais uma vez contra Deus e Moisés: “Por que nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento” (Nm 21, 5).
O Senhor, então, enviou contra eles serpentes ardentes que picaram e mataram muitos.
Ante a evidência do desagrado divino, reconheceram seu pecado e recorreram à intercessão de Moisés: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes” (Nm 21, 7).
O Profeta intercedeu por eles e foi prontamente atendido, como sempre.
Deus, porém, em vez de eliminar as serpentes, querendo dar uma grande lição moral ao povo, disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo aquele que for mordido, olhando para ela, será salvo” (Nm 21, 8).
Moisés mandou, pois, fundir uma serpente de bronze e fixá-la num poste. E, diz o Livro dos Números, “se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida” (21, 9).
Prefigura de Jesus e de Maria
Portanto, para quem recebia a picadura mortal da cobra, não adiantava recorrer diretamente a Deus: “Senhor, salva-me!” Também não resolvia seu caso pedindo ajuda a Moisés.
Não… Se não queria morrer, era indispensável olhar para a serpente de bronze erguida no poste.
Por quê? Deus poderia tudo fazer diretamente, sem intermediário algum. Mas, em sua infinita Sabedoria, quer Ele servir-se de intercessores e de símbolos, como Moisés e a serpente de bronze.
Esta simboliza o Divino Redentor, conforme afirma o Evangelho de São João: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que n’Ele crer tenha a vida eterna” (Jo 3, 14).
E é um formoso símbolo também da Virgem Maria, Corredentora do gênero humano e Medianeira de todas as graças, para quem devemos olhar em todos os momentos da vida.
Isto nos ensina, com palavras de fogo, o grande São Bernardo, exortando-nos a invocar Maria, a Estrela do Mar:
Se o vento das tentações se levanta, se o escolho das tribulações se interpõe em teu caminho, olha a estrela, invoca Maria.
Se és balouçado pelas vagas do orgulho, da ambição, da maledicência, da inveja, olha a estrela, invoca Maria.
Se a cólera, a avareza, os desejos impuros sacodem a frágil embarcação de tua alma, levanta os olhos para Maria.
Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria.
Seguindo-A, não te transviarás; rezando a Ela, não desesperarás; pensando n’Ela, evitarás todo erro.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas