Voltar

Revista Arautos do Evangelho, Ano VI, nº 72, Dezembro 2007



Segunda capa


Nossa Senhora do Rosário

O Rosário é um meio doado pela Virgem para contemplar Jesus e, meditando a sua vida, amá-Lo e segui-Lo sempre e fielmente. Foi a recomendação que Nossa Senhora deixou em diversas de suas aparições. Penso, em particular, na de Fátima, que aconteceu há 90 anos. Aos três pastorinhos Lúcia, Jacinta …
Papa Bento XVI - 01, Dezembro 2007

Editorial


Onde buscar a paz?

Eis na manjedoura de uma gruta em Belém, um Deus infinito confinado nos limites de um presépio, no corpozinho de uma criança. Deus eterno, nasceu e morrerá na plenitude de sua idade. Deus onipotente, todo feito debilidade, a ponto de não poder usar com firmeza suas mãozinhas ou os próprios …
Redação - 01, Dezembro 2007

A Voz dos Papas


Mestres na Fé, testemunhas e arautos do Evangelho

Dou graças ao Senhor, que me concede, também no corrente ano, a possibilidade de me encontrar, no início de um novo ano acadêmico, com os professores e os estudantes das universidades pontifícias e eclesiásticas presentes em Roma. Trata-se de um encontro de oração – acaba de terminar a celebração da …
Papa Bento XVI - 01, Dezembro 2007

Testemunho pessoal: a grande pregação

Quando morreu, Ambrósio não era idoso. Ainda não tinha 60 anos, tendo nascido por volta de 340, em Tréveris, onde o pai era prefeito das Gálias. A família era cristã. Após o falecimento do pai, a mãe levou-o para Roma quando ainda era adolescente, e preparou-o para a carreira civil, …
Papa Bento XVI - 01, Dezembro 2007

Comentário ao Evangelho


Paz! Onde estás?

Lc 2, 15Quando os Anjos se retiraram deles para o Céu, os pastores diziam entre si: “Vamos até Belém e vejamos o que lá aconteceu e o que o Senhor nos manifestou”. 16Foram a toda pressa e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. 17Vendo isto, contaram o …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Dezembro 2007

Tema do mês


Ciência divina e humana no Deus Menino

Ressoam os sinos. É meia-noite. Um coro de crianças entoa o Stille Nacht, pervadindo o ambiente de suavidade e mistério. Em pouco tempo se esboça um sorriso espontâneo nos lábios de todos, as fisionomias se iluminam de suave alegria. Desfazem-se os dramas e as aflições, pânicos e sustos, que acompanham …
Ir. Clara Isabel Morazzani Arráiz - 01, Dezembro 2007

Vidas de santos


São João Evangelista – O Discípulo Amado

Quem percorre as palpitantes páginas do Evangelho não demora muito para comprovar com quanto acerto o profeta Simeão predisse o futuro d’Aquele que trazia em seus braços: Eis que este Menino está posto para ruína e ressurreição de muitos em Israel e para ser sinal de contradição. Assim se descobrirão …
Ir. Carmela Werner Ferreira - 01, Dezembro 2007

A devoção a São João Evangelista na Igreja

A devoção a São João Evangelista é saliente na História da Igreja, e incontáveis são os edifícios sagrados erigidos em seu louvor. O mais significativo de todos é a Basílica de Latrão, construída no século IV e dedicada a São João Batista no século X e ao Discípulo Amado no …
Redação - 01, Dezembro 2007

Entrevista


Entrevista com o Pe. Santiago Martín, Fundador dos Franciscanos de Maria – Deus tem o direito de ser amado

Para toda Associação, a aprovação pontifícia representa o respaldo público daquele que é o vigário de Cristo na Terra, o Santo Padre. Portanto, esta aprovação significa que a Santa Sé, depois de ter estudado detidamente nossa família espiritual, reconheceu que o Espírito Santo depositou nela o carisma do agradecimento, que …
José Alberto Rugeles Martínez - 01, Dezembro 2007

Nova et Vetera


Nosso Senhor teve um Anjo da Guarda?

É doutrina bem conhecida que todo homem tem um Anjo da Guarda. Não seria estranho, pois, que surgisse a seguinte indagação: o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo ao mesmo tempo Deus e homem – é este o mistério da Encarnação – teve também um Anjo da Guarda? Os Anjos …
Redação - 01, Dezembro 2007

Diversos


O mistério da Estrela de Belém

Nas Sagradas Escrituras vemos Deus muitas vezes comunicar-se aos homens por meio de sinais na natureza: a brisa da tarde no Paraíso, o arco-íris após o dilúvio, a sarça ardente, a diáfana nuvem de Santo Elias etc. E em seu próprio nascimento, Ele quis usar de um sinal no céu: …
Emílio Portugal Coutinho - 01, Dezembro 2007

Palavra dos Pastores


Indiferença religiosa e secularização

O problema central hoje para a Fé e para a Igreja é o avanço da indiferença religiosa, da secularização, o esmagamento da transcendência. A missão dos consagrados deveria estar em função desse problema, ou seja, deveria orientar-se para enfrentar uma realidade que ameaça fazer com que a Fé se torne …
Cardeal Franc Rodé, CM - 01, Dezembro 2007

História para crianças


O melhor presente

A manhã de 21 de dezembro foi alegre e movimentada em Saint-Dieudoné. Todos se preparavam para a chegada da Condessa Sofia cuidando primorosamente de cada detalhe, a fim de recebê-la da melhor forma possível. As mães arrumavam com esmero suas crianças, e os homens se apressavam em colher as melhores …
Ir. Patricia Victoria Jorge Villegas - 01, Dezembro 2007

Páginas finais


Sinal da vida que não perece

A história da festiva árvore começa nas densas florestas da Germânia, no século VIII. O grande São Bonifácio, Bispo e apóstolo daquelas terras, havia então trazido um bom número de tribos pagãs ao rebanho de Jesus Cristo. Mas seu labor não era fácil. Por vezes, os conversos, cuja Fé ainda …
Ir. Mónica Perezcanto Sagone - 01, Dezembro 2007

Quarta capa


A mais sublime criatura

Sem dúvida, Maria continua a ser uma criatura, pelo que a sua pessoa é e sempre será finita, mas a sua dignidade, dependente da dignidade do seu Filho, tem tal transcendência que não se pode conceber nada mais sublime entre as criaturas, nem na terra nem no Céu.
Santo Alberto Magno - 01, Dezembro 2007
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos