Voltar

Revista Arautos do Evangelho, Ano X, nº 109, Janeiro 2011



Segunda capa


Cada qual segundo seu estado

Na criação Deus ordenou às plantas que produzissem os seus frutos, cada qual segundo a sua espécie. Do mesmo modo ordena Ele aos cristãos, que são as plantas vivas da Sua Igreja, que produzam frutos de devoção, cada qual segundo a sua qualidade, o seu estado e a sua vocação.
São Francisco de Sales - 01, Janeiro 2011

Editorial


Balizas da liberdade

No Sermão da Montanha, síntese da Boa-Nova, Jesus apresenta a todos os que seriam seus discípulos ao longo da História uma doutrina moral divinamente insuperável. Impossível teria sido alcançá-la apenas pela atividade da razão. Foi necessário que o próprio Verbo de Deus feito carne a revelasse, convidando, ao mesmo tempo, …
Redação - 01, Janeiro 2011

A Voz dos Papas


Solicitude pela vida nascente

Caros irmãos e irmãs, nossa reunião nesta tarde para encetar o caminho do Advento se enriquece com outro importante motivo: queremos, com toda a Igreja, celebrar solenemente uma vigília de orações pela vida nascente. Desejo exprimir meus agradecimentos a todos quantos aceitaram esse convite e a todos que se dedicam …
Papa Bento XVI - 01, Janeiro 2011

Equilíbrio entre novidade e tradição

“Nestes dias estais reunidos em Assis, a cidade onde “despontou um sol para o mundo”,1 proclamado pelo Venerável Pio XII Padroeiro da Itália: São Francisco, que conserva intatos o seu vigor e a sua atualidade – os Santos não conhecem ocaso! – devido ao fato de se ter conformado totalmente …
Papa Bento XVI - 01, Janeiro 2011

Comentário ao Evangelho


Radical mudança de padrões no relacionamento divino e humano

Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-Se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6“Bem-aventurados os que têm fome e …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Janeiro 2011

Tema do mês


No coração do homem, a inscrição de Deus

Vou contar um caso, leitor, que certamente lhe é familiar. Ao relatá-lo, desejo chamar a atenção para um importante ensinamento nele contido, a respeito do qual poucas vezes refletimos. Afinal, como dizem os sábios, as grandes verdades muitas vezes estão escondidas nas realidades mais comuns. Imaginemos a cozinha de um …
Pe. Joshua Alexander Sequeira, EP - 01, Janeiro 2011

Diversos


O Milagre Eucarístico de Amsterdã

Corria o inverno do ano de 1345. Amsterdã, capital dos Países Baixos, era na época uma pequena cidade de pescadores à margem do rio Amstel. Na fria noite de 15 de março, poucos dias antes do Domingo de Ramos, o pároco foi chamado a atender um enfermo residente na atual …
Aldo Leone - 01, Janeiro 2011

Entrevista


Entrevista com Dom Jean Louis Bruguès – Magistério pontifício e universidades católicas

Com frequência, pergunto-me qual é atualmente o primeiro desafio, ou o desafio mais importante, lançado ao ensino católico, tanto superior, nas universidades, quanto nas demais escolas. E respondo: vivemos em sociedades pluralistas. Pluralistas do ponto de vista cultural e religioso, e quanto mais se manifesta esse pluralismo, mais cada um …
Pe. Louis Marie Joseph Anicet Goyard, EP - 01, Janeiro 2011

Vida dos Santos


São Vicente Pallotti – Propulsor do apostolado leigo

Roma parece estar catalogada no restrito número das cidades que não têm nada de novo a conhecer. Tudo quanto a imaginação possa conceber em matéria de fastígio, esplendor, tragédia, perigo ou transformação social, de alguma maneira já se passou dentro ou nos arredores de suas muralhas. Entretanto, Deus, que muito …
Ir. Carmela Werner Ferreira - 01, Janeiro 2011

História para crianças


A imagem do espelho

Irmã Maria Pureza do Imaculado Coração fora uma religiosa piedosa e observante de sua regra. Havia entrado para o convento muito menina, com tão somente 15 anos, por uma concessão extraordinária do senhor Bispo, e ali vivera mais de seis décadas. Toda a comunidade a respeitara de maneira especial e, …
Ir. Ana Rafaela Maragno - 01, Janeiro 2011

Páginas finais


Deslumbrante tradição

Os primeiros cristãos usavam nas catacumbas velas ou tochas para iluminar os altares e corredores. Mas, com o passar dos séculos, essas fontes de luz adquiriram um papel mais nobre, como símbolos da vitória de Cristo sobre o pecado. Expressivos exemplos disto são o Rito do Fogo Novo e a …
Juan Pablo Cadavid - 01, Janeiro 2011

Quarta capa


Rosto de Maria reflexo do rosto do Pai

Divisa-se no rosto de Maria o reflexo do misterioso rosto do Pai. A infinita ternura de Deus-amor revela-se nos traços maternos da Mãe de Jesus.
Papa São João Paulo II - 01, Janeiro 2011
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos