Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Arautos


Arautos no Mundo


Vivamos juntos a fé em Cristo!
 
AUTOR: PE. CARLOS JAVIER WERNER BENJUMEA, EP
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

“Temos um Amigo em comum: Jesus Cristo. Ele é a luz que está no centro da Igreja, o nosso ponto de referência na História e nos dias de hoje”. Essas breves palavras bem poderiam resumir a curta, mas frutífera, estada do Cardeal Erdő em terras brasileiras.

      

Apresentando o Congresso Eucarístico – Palestras no Auditório São João Paulo II, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (foto 1), na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (foto 2), e no auditório do seminário dos Arautos, em Caieiras (foto 3 e 4) serviram para apresentar os trabalhos de preparação do Congresso e convidar todos nele participarem.

Com o intuito de divulgar o 52º Congresso Eucarístico Internacional a se realizar no próximo ano na Hungria, o Cardeal Péter Erdő, Arcebispo de Esztergom-Budapeste, fez neste último mês de setembro uma breve visita ao Brasil.

Durante a curta estada no país, Sua Eminência desenvolveu um intenso programa de reuniões e rodas de imprensa, durante as quais convidou todos os brasileiros a participarem do grande evento, seja presencialmente, seja por meio da oração, e assim crescerem em união com Jesus Sacramentado.

Reuniões com o clero de São Paulo e Rio

A viagem começou no Rio de Janeiro, onde, a convite do Cardeal Orani João Tempesta, OCist, o Cardeal Erdő proferiu uma conferência para o clero da arquidiocese no dia 25 de setembro. Com apoio de farto material audiovisual, discorreu a respeito dos preparativos do congresso, que ocorrerá entre os dias 13 e 20 de setembro do próximo ano. O Cardeal visitou também o Mosteiro de São Bento e presidiu a recitação das Vésperas no seminário arquidiocesano.

Na sexta-feira seguinte, estando já em São Paulo, divulgou o Congresso Eucarístico Internacional na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica para um conjunto de clérigos, religiosos e leigos. A apresentação de Dom Erdő para os presentes foi feita pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer. Além de anunciar o congresso e tratar sobre o documento base elaborado para o evento, discorreu sobre a riqueza e a cultura da sua nação, cuja história recente está marcada por mais de trinta anos de regime comunista.

Missa e jantar na casa generalícia

Dom Erdő aproveitou também sua vinda ao Brasil para fazer uma visita a diversas casas dos Arautos do Evangelho. No dia 26 de setembro, voltando do Rio de Janeiro, deteve-se em Ubatuba para pernoitar e celebrar Missa na Casa Lumen Maris, em cuja capela, dedicada a Nossa Senhora do Pilar, são celebradas semanalmente quatro Missas muito concorridas tanto por moradores da região quanto por turistas, sempre numerosos.

No fim da tarde desse mesmo dia, Sua Eminência chegou ao seminário menor dos Arautos localizado em Caieiras (SP), onde ficaria hospedado durante sua estada em São Paulo. Membros do setor masculino e feminino da instituição que ali se encontravam para participar da Missa vespertina na Basílica de Nossa Senhora do Rosário o receberam com um caloroso aplauso.

No dia seguinte, após a mencionada reunião na PUC, dirigiu-se à Casa Monte Carmelo1 para presidir uma solene Eucaristia na qual foram concelebrantes os Revmos. Pe. Bruno Esposito, OP, Pe. Alex Barbosa de Brito, EP, e Pe. Ramón Ángel Pereira Veiga, EP, sacerdotes que o acompanharam durante sua permanência no país. Centenas de membros do setor feminino dos Arautos
participaram da celebração.

Dom Erdő iniciou a Santa Missa agradecendo a presença de todas e manifestando seu contentamento pela acolhida que lhe estava sendo dada pelos membros da instituição: “Tenho me sentido como se estivesse na minha própria casa”, afirmou. Já em sua homilia mostrou como na História da Igreja os períodos de perseguição e destruição são sucedidos de ressurreições e reconstruções.]

Em seguida, percorreu os diversos ambientes do espaçoso prédio, rezou alguns instantes diante do Santíssimo Sacramento exposto na capela da Adoração Perpétua e conheceu as instalações do Colégio Arautos do Evangelho Internacional, anexo à residência das religiosas.

 

Sociedade Regina Virginum – No dia 27 de setembro o Cardeal foi recebido calorosamente pelas irmãs na casa generalícia da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum (foto 1). Ali celebrou uma solene Eucaristia (fotos 2), rezou na Capela de Adoração ao Santíssimo Sacramento (foto 3), percorreu os diversos ambientes da casa e do colégio anexo (foto 4) e conversou longamente com as irmãs (foto 5 ). No fim foi-lhe oferecido um jantar (foto 6).

A visita foi concluída com um distendido jantar, ao fim do qual o Coral Maria Menina, composto por estudantes e jovens integrantes do setor feminino, interpretou diversas músicas em homenagem a Sua Eminência. Um violino e duas flautas transversais tocados por juveníssimas instrumentistas acompanharam as vozes das cantoras.

Palestra para centenas de arautos 

No sábado pela manhã, dia 28 de setembro, mais de mil membros dos Arautos do Evangelho lotaram o auditório do seminário menor para assistir à palestra do Cardeal sobre o
Congresso Eucarístico Internacional de Budapeste. Diante de um numeroso público composto por integrantes dos setores masculino e feminino, bem como por cooperadores da instituição, ele pôde explicar as razões teológicas do evento, informar sobre seus preparativos e programação e tratar sobre o lema: “Todas as minhas fontes se acham em ti” (Sl 86, 7).

No final da exposição, discorreu a respeito do saudoso Cardeal József Mindszenty, de venerada memória, exemplo de inquebrantável fé e edificante existência durante o negro período em que a Igreja na Hungria esteve sob o jugo do regime comunista.

O Cardeal Erdő respondeu a seguir as mais diversas perguntas do auditório, uma das quais lhe pedia para narrar como foi seu chamado ao sacerdócio. Como este surgiu em meio ao referido período de perseguição, o heroico caminho por ele percorrido na clandestinidade até a ordenação sacerdotal foi para os assistentes um comovente e vivo testemunho de fidelidade à Igreja, como 
também um poderoso estímulo a servirem íntegra e corajosamente a Nosso Senhor.

A palestra terminou com um caloroso convite aos presentes: “Vinde à Hungria e estaremos todos juntos para viver esta Fé”.

Após a conferência, o Cardeal partiu para São Paulo, onde visitou a Catedral da Sé e, a seguir, se dirigiu para uma das casas que a Comunidade Católica Shalom possui na cidade. Ali foi recebido pelo fundador, Moysés Louro de Azevedo Filho, celebrou a Santa Missa e fez uma reunião para os membros desse movimento.

Missa solene na basílica

No dia seguinte, o Cardeal Péter Erdő presidiu a Missa dominical na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que foi concelebrada pelo Pe. Bruno Esposito, OP, e três sacerdotes arautos. O espaçoso templo se encontrava lotado de membros da instituição e fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Graças que desejavam conhecer de perto essa exponencial figura da Igreja Universal.

Ao final da celebração o Pe. Alex Barbosa de Brito, EP, em nome de Mons. João e de todos os membros dos Arautos do Evangelho, manifestou o contentamento proporcionado pelo convívio ao longo desses dias, dirigindo ao Cardeal algumas palavras de agradecimento pela visita feita em um momento tão especial da história dos Arautos do Evangelho, pelo seu testemunho pessoal como membro de uma Igreja de mártires e de heróis e pelo esmero com que está sendo organizado o próximo Congresso Eucarístico Internacional.

Antes ainda da bênção final, Sua Eminência dirigiu-se aos presentes dizendo: “Muitíssimo obrigado por esta amabilíssima acolhida, que me tocou tanto! Estava me perguntando o porquê de tanta alegria, tanta manifestação de amizade e de consideração à minha pessoa. Refletindo um pouco descobri que o motivo, afinal de contas, é um só: temos um Amigo em comum… E este Amigo comum é Jesus Cristo. Ele está no centro da Igreja, Ele é o nosso ponto de referência ao longo de toda a História e também nos dias de hoje. Agradeçamos a Ele por termos podido celebrar hoje mais uma vez, e de forma tão solene, sua Sagrada Eucaristia”.

Final da estada

No último dia de sua estadia no seminário menor, o Cardeal Erdő quis assistir ao alardo de início das aulas do Colégio Arautos do Evangelho Internacional. Posicionou-se então em frente à basílica, onde acompanhou atentamente todo o cerimonial ali realizado. Na despedida, convidaram-no para tirar uma foto com os professores e estudantes, a fim de registrar esses dias de especial convívio com Sua Eminência.

 

Três dias de convívio intenso – Na noite do dia 26, tendo pernoitado e celebrado Missa na Casa Lumen Maris (foto 1), o Cardeal chegou ao seminário dos Arautos (foto 2). No domingo, presidiu a Missa de 11h na Basílica de Nossa Senhora do Rosário (fotos 3). Antes de se despedir dos Arautos, Sua Eminência quis assistir o alardo de início das aulas do Colégio dos Arautos do Evangelho Internacional (foto 4).

Apesar do curto período da visita, a presença do Cardeal Erdő nas casas dos Arautos foi motivo de grande alegria não só para os membros da instituição, mas também para Sua Eminência, que afirmou notar a benquerença em toda a acolhida, concluindo ser ela, como disse em suas palavras finais, fruto do primordial ponto que nos unia. (Revista Arautos do Evangelho, Novembro/2019, n. 215, p. 16 a 19).

1 Casa generalícia da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum, situada em Caieiras (SP).

 
Comentários