Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


Semana de Fátima: Terceira parte do Segredo - Data: 13 de Maio 2022
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

O Segredo de Fátima completamente revelado

Vimos, no artigo passado, que a Irmã Lúcia revela ao mundo em 1941, em duas biografias sobre Jacinta, as comunicações privadas de Nossa Senhora de Fátima.

Leia: As duas primeiras parte do Segredo

Porém, tendo ela adoecido em 1943, o Bispo de Leiria, temendo que a irmã Lúcia viesse a falecer e que a terceira parte do segredo não fosse revelada, dá ordem da obediência de que ela escreva o que falta do segredo. Ela hesita e não consegue passar por cima da vontade de Nossa Senhora, mesmo sendo pedido do bispo. Mas a Virgem vem em seu socorro.

Aparição de Maria Santíssima

A Irmã Lúcia conta que quando ela estava rezando, sentiu uma mão amiga, carinhosa e maternal que lhe tocava no ombro:

“Levanto o olhar e vejo a querida Mãe do Céu”.

E Nossa Senhora vai dizer a Lúcia:

‒ Deus prova a tua obediência, fé e humildade. Fique em paz e escreve o que te mandam, não, porém, o que te é dado, que é entender o seu significado.

Nossa Senhora mandou que ela escrevesse aquilo que faltava do segredo, mas não permitiu que ela escrevesse a interpretação.

‒ Depois de escrito, encerra-o num envelope e fecha o lacre, e escreve por fora que só pode ser aberto em 1960 pelo senhor Cardeal Patriarca de Lisboa ou pelo senhor bispo de Leiria.

Continua a Irmã Lúcia, narrando: “Senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus. Depois, sentindo o palpitar acelerado do coração, ouço, no meu espírito, o eco de uma voz suave que dizia: ‘no tempo, uma só fé, um só batismo, uma só Igreja Santa Católica Apostólica; na eternidade, o Céu’. Quando ouvi a palavra Céu, isto encheu a minha alma de paz e felicidade. De tal forma que, quase sem me dar conta e repetindo por muito tempo ‘o Céu’, fui escrever sem dificuldade, no dia 3 de janeiro de 1944, de joelhos, apoiada sobre a cama que me serviu de mesa”.

Portanto, ela, que tinha hesitado durante longo tempo a escrever o segredo, tentava, mas a mão tremia, depois de ter essa visão, depois de escutar essa voz suave, ela consegue escrever o segredo.

Conteúdo da terceira parte do Segredo

A irmã Lúcia relata: “Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora, um pouco mais alto, um Anjo com uma espada de fogo a mão esquerda; ao cintilar, despedia chamas que parecia iam incendiar o mundo; mas apagavam-se com o contato do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro”.

“O Anjo, apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: Penitência, Penitência, Penitência! E vimos numa luz imensa que é Deus, algo semelhante a como se veem as pessoas num espelho quando lhe passam por diante, um Bispo vestido de Branco, tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre”.

“Vários outros Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz de troncos toscos como se fora de sobreiro com a casca; o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas, e meio trêmulo com andar vacilante, acabrunhado de dor e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho; chegado ao cimo do monte, prostrado de joelhos aos pés da grande Cruz, foi morto por um grupo de soldados que lhe dispararam vários tiros e setas, e assim mesmo foram morrendo uns trás outros os Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas e várias pessoas seculares, cavalheiros e senhoras de várias classes e posições”.

Sob os dois braços da Cruz estavam dois Anjos cada um com um regador de cristal na mão, neles recolhiam o sangue dos Mártires e com ele regavam as almas que se aproximavam de Deus”.

Esse foi o terceiro segredo revelado no ano 2000.

O mistério do Segredo e a vitória do Imaculado Coração

O segredo de Fátima, tanto na sua interpretação como em todas as suas palavras, está inteiramente elucidado? Isso nós não sabemos.

A terceira parte do segredo diz respeito a uma visão: o Santo Padre sofrendo no meio das ruínas, no meio de uma situação crítica. O Santo Padre, sobre uma alta montanha, reza e ali ele é morto. A Irmã Lúcia disse que eram três coisas distintas na aparência. Essa visão parece ser continuação de algo que não se expôs na segunda parte do segredo. Por isso, eu me pergunto o que terá acontecido no percurso desse envelope e se, de fato, não há mais alguma coisa a respeito do terceiro segredo, algum esclarecimento que talvez a Nossa Senhora tenha feito e que, quem sabe, não chegou aos papas ou às autoridades eclesiásticas.

O que mais se saberá ou nunca se saberá a respeito do terceiro segredo?  Há ainda algo que não foi sabido que não chegou às mãos das autoridades? Isso só Deus pode responder.

Mas nós temos essa certeza plena: parte das profecias de Fátima estão se cumprindo debaixo dos nossos olhos. Mais do que sermos castigados, nós devemos ter a certeza de que Nossa Senhora nos escolheu e nos convida a fazermos do coração d’Ela a nossa morada. Nossa Senhora previu esses castigos que podem nos causar medo; entretanto, muitíssimo mais esperança deve nos causar a sua promessa, porque Ela disse: “O Meu Imaculado Coração triunfará”.

Essa nosso último parágrafo é, então, um convite que Nossa Senhora nos faz para estarmos próximos ao seu Imaculado Coração, porque aqueles que confiarem, aqueles que se deixarem conduzir por essa luz que Nossa Senhora transmite do seu Imaculado Coração, estes verão o triunfo d’Ela e esses poderão proclamar, no início de seu reinado: “Por fim, o Imaculado Coração de Maria triunfou”.

Cf. Por Fim Meu Imaculado Coração Triunfará, JOÃO S. CLÁ DIAS, 4 ed., 2016.
 
Comentários