Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


Aprenda a reconhecer os temperamentos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/07/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
13
0
 
Quem já teve a oportunidade de conviver com muitas pessoas, com colegas, amigos e familiares, certamente já deve ter percebido como cada pessoa possui características próprias...

Os quatro temperamentos

Isso se dá pelo fato de cada um ter uma personalidade e temperamentos diferentes dos outros. Mas então fazemos a seguinte pergunta: O que vem a ser a personalidade?

Personalidade é a síntese integral de todas as atividades psíquicas, de todas as tendências, apetências e características fisiológicas e psicológicas, inatas e adquiridas. Em resumo, é todo um modo de ser de um indivíduo.

Mas onde entra o temperamento nisso? O temperamento é um elemento constitutivo da personalidade, é um conjunto de impulsos íntimos inatos de um ser, e cada um possui um temperamento, mas normalmente esse aparece mesclado a outro.

Os temperamentos se dividem em quatro:

• Sanguíneo          • Melancólico          • Colérico          • Fleugmático

Cada temperamento possui qualidades e defeitos, não existindo assim um temperamento que seja “melhor” do que o outro. O importante é saber como dominar e conter os defeitos para que as qualidades possam brilhar com todo esplendor.

Para ficar mais fácil a compreensão, vamos comparar cada temperamento com o modo de ser de algum animal, tomemos o jacaré por primeiro exemplo.

O jacaré: introspectivo e individualista

TemperamentosO jacaré, animal típico da região do pantanal, é antes de tudo um animal lento, com umas perninhas pequeniníssimas, basta compararmos com um cervo e veremos como definitivamente ele não é um animal feito para correr. É um animal extremamente passivo, a não ser quando ameaçado, quando então passa a ser ferocíssimo.

Vemos ele parado à beira do pântano, com a boca aberta, sentindo-se a si mesmo, o que representa a alegria dele, sentir-se. Não se preocupando com o que está a sua volta, demonstra como é introspectivo e individualista. Debaixo de certo ponto de vista poderíamos compará-lo ao temperamento melancólico, fechado em si mesmo, pessimista e normalmente com certa tristeza no olhar. Porém, os melancólicos em geral possuem uma inteligência muito profunda, grande talento e sensibilidade artística.

O colibri: sociável e simpático

Analisemos agora o beija-flor, totalmente oposto ao jacaré. O colibri possui uma vivacidade, uma energia e uma alegria fora do comum, poderíamos dizer que assim como o jacaré é um individualista de marca maior, o colibri é um “sociável” de marca maior. A alegria dele consiste em se relacionar com o mundo ao seu redor.Temperamentos

Esse pássaro poderia representar o temperamento sanguíneo, cheio de simpatia e alegria, com um grande coração e muita vivacidade, porém inconstante, como o colibri que fica o tempo todo voando de flor em flor e de jardim em jardim.

O Leão: ágil e decidido

O Leão, o rei da selva, não é chamado “rei” à toa, ele possui uma força e uma tenacidade que são realmente incríveis. Quando um leão ataca, é com tal decisão e furor, que sua presa não possui a menor chance. Também é o símbolo da liderança, pois em um grupo dessa espécie, existe apenas um único leão, a quem as leoas servem e trazem alimento.

TemperamentosPodemos compara-lo ao colérico, que se deixa tomar com facilidade e decide a agir prontamente. Também possui grande inteligência e profundidade, as impressões ficam muito gravadas em seu interior. Porém, os coléricos por serem muito capazes, tem uma inclinação muito grande ao orgulho e a raiva, eles devem saber dominar-se a fim de que não aconteça algum desastre.

O Camaleão: pacato e analítico

Um animal muito diferente de nosso dia-a-dia é o camaleão. Esse animal tem a capacidade de mudar de cor e se camuflar ao ambiente onde está, possui também globos oculares bem desenvolvidos e a capacidade de olhar em duas direções ao mesmo tempo.Temperamentos

Assemelha-se ao fleugmático, a quem o meio externo não representa muita coisa, dificilmente se deixa tomar pelas impressões, que por sua vez, são muito superficiais. Ao se deparar com alguma dificuldade, prefere se “camuflar”, ou seja, se adaptar a situação do que enfrentar alguma complicação. Também são muito pacatos, e dificilmente se deixam tomar pelos seus sentimentos. O fleugmático tem grande domínio sobre si, porém devem tomar cuidado, pois possuem grande inclinação à preguiça.

E o meu temperamento?

Então, será que já nos identificamos com algum desses temperamentos? Será que temos alguma dúvida? A matéria é muito vasta, seria necessário um verdadeiro curso sobre o tema…

SAIBA MAIS

Conheça nossos Cursos Online

FacebookTwitterInstagram
 
Comentários