Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


EUA: de 3 a 9 de janeiro, Semana Nacional das Migrações
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – EUA (Terça-feira, 29/12/2015, Gaudium Press) – De 3 a 9 de janeiro de 2016, acontece nos Estados Unidos a Semana Nacional das Migrações. Um evento organizado pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (Usccb) e realizado anualmente. O tema da Semana, neste ano de 2016, é inspirado em um versículo de São Mateus (Mt 25,35): “Era estrangeiro e me acolhestes”.

BISPOS AMERICANNOS.jpg

Na nota distribuída pelos bispos pode-se ler: “O apelo a acolher o estrangeiro desempenha um papel importante na vida dos fiéis cristãos, em particular, para aqueles que trabalham no âmbito das migrações”, lê-se na nota dos bispos.

“O migrante sai de uma nação para outra e é um estrangeiro” e deve enfrentar numerosas dificuldades, entre as quais, “uma língua não-familiar” e “costumes diferentes”. É por isso que “o migrante necessita do suporte das comunidades locais, a fim de que possa adaptar-se ao novo ambiente da melhor forma possível”, afirma a nota dos Bispos americanos.

A Semana Nacional das Migrações que teve início nos EUA há 26 anos, é programada todos os anos para ser realizada no mês de janeiro. Ela antecipa, num certo sentido, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que se celebra no dia 17 de janeiro.
Na ocasião é sempre difundida uma mensagem do Papa.

O tema escolhido para a edição de 2016 do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado será: “Migrantes e refugiados nos interpelam. A resposta do Evangelho da misericórdia”.
Sem dúvida, uma clara referência ao Jubileu extraordinário da Misericórdia, iniciado na solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, 8 de dezembro e que se estenderá até a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, 20 de novembro de 2016. (JSG)

 
Comentários