Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Guarapuava procura aprimorar Festa de Corpus Christi
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Guarapuava – Paraná (Segunda-Feira, 01/06/2015, Gaudium Press) A Diocese de Guarapuava, no Estado do Paraná, realizará na próxima quinta-feira, dia 4 de junho, a celebração de Corpus Christi, com o tema “Eu vim para servir”. Todas as paróquias da cidade estão envolvidas na preparação do evento.

A programação da festa terá início às 7h, com a Santa Missa na Paróquia Santa Terezinha, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento, até as 14h. Na sequencia, ocorrerá a procissão, com saída da Paróquia Santa Terezinha até a Praça da Fé. Após a chegada da caminhada, haverá a celebração solene de Corpus Christi.

Partindo da Avenida Moacir Silvestri, o percurso da procissão seguirá pela Rua Santa Catarina e Rua Bahia, até a praça. Com relação ao tradicional tapete, os organizadores destacam que ele será confeccionado com serragem, medindo 1,5 metro de largura, iniciando no altar da Praça da Fé, indo pela Rua Bahia até a Rua Capitão Rocha.

Uma novidade para a festa é a realização de um gesto concreto: doação de cobertores que poderão ser entregues nas diversas paróquias de Guarapuava ou no dia da procissão, na Paróquia Santa Terezinha ou na Praça da Fé, onde haverá um veículo preparado para receber o material.

Sobre a solenidade de Corpus Christi

O nome Corpus Christi que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A Solenidade de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição do Sacramento da Eucaristia.

Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. Através da Eucaristia, Jesus se faz alimento para nos dar força para continuar.

Origem da celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, em Minas Gerais. (FB)

 
Comentários