Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


No domingo, Santuário de Fátima inicia Ano Jubilar do Centenário das Aparições
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 23-11-2016, Gaudium Press) Com a passagem do pórtico jubilar, no alto do Recinto de Oração, e a celebração da Missa na Basílica da Santíssima Trindade, o Santuário de Fátima inicia neste domingo, 27 de novembro, o Ano Jubilar do Centenário das Aparições.

Dom António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, presidirá as celebrações.

Convite aos peregrinos

A Sala de Imprensa do Santuário distribuiu, hoje, uma nota a este respeito:

“Os peregrinos são convidados a participar na oração do Rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, seguindo depois em procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima até à Basílica, com uma passagem pelo pórtico jubilar, o que marcará o início de uma ritualidade própria sugerida no itinerário do peregrino durante o Ano Jubilar do Centenário das Aparições, na Cova da Iria”,

O Pórtico Jubilar que foi criado é o resulta da intenção de dotar o Santuário de “um elemento visual” para a celebração dos 100 anos de Fátima, quando se evoca ao mesmo tempo, “a memória do arco que, em 1917, assinalou o lugar das aparições, e sob o qual foram fotografados Francisco Jacinta e Lúcia”.

Anota de imprensa do Santuário diz que o novo pórtico simboliza a ideia de uma `porta santa´, pois, “sua estrutura se desenha em torno do conceito de marco que assinala um lugar sagrado e a sua configuração é a de uma porta encimada por uma cruz”.

Ainda de acordo com o comunicado de imprensa, a jornada de abertura do Ano Jubilar começa no sábado, às 14h30, com a abertura da exposição ‘As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo.

Uma exposição evocativa da aparição de outubro de 1917′, que estará colocada no ‘Convivium’ de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Segue-se, já no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, a apresentação do tema do ano feito por D. António Couto, bispo da Diocese de Lamego, a partir do Salmo 125 ‘O Senhor fez maravilhas’.

Nesta sessão ainda estarão participando o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, que fará a abertura e o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, para fechar a sessão.

Também haverá um apontamento musical e o lançamento da medalha comemorativa do Centenário das aparições da Cova da Iria. (JSG)

 
Comentários