Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santuário da Salette, em Curitiba, realiza festa da padroeira
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Curitiba – Paraná (Quinta-Feira, 28/08/2014, Gaudium Press) O Santuário Nossa Senhora da Salette, pertencente à Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, se prepara para a festa de sua padroeira, com programação especial para o Dia da Aparição de Nossa Senhora da Salette, festejado em 19 de setembro. O templo fica localizado na Rua Lange de Morretes, número 691, no Bairro Jardim Social, na capital paranaense.

É importante destacar que a aparição de Nossa Senhora da Salette ocorreu no dia 19 de setembro de 1846. Na ocasião, duas crianças, Maximino e Melânia, sobem as ladeiras do Monte Planeau, nos Alpes Franceses. Ao meio dia, no fundo do vale, o sino da Igreja da aldeia toca a hora do Ângelus.

Maximino e Melânia tornam a subir pelo vale até a “fonte dos homens”. Junto à fonte, começam a comer. Eles atravessam o regato e descem alguns passos até os dois assentos de pedras empilhadas, junto à uma fonte sem água: a pequena fonte. Ao se estenderem sobre a relva, e com o silêncio da montanha, acabam dormindo.

Um tempo depois, Melânia acorda e chama Maximino para irem ver suas vacas, pois não sabia ondem elas estavam. Rapidamente sobem a ladeira oposta ao Gargas e eles têm diante de deles toda a pradaria: as vacas estavão lá ruminando. Os dois se tranquilizam. Melânia começa a descer e no meio do caminho se detêm imóvel e, de susto, deixa cair o cajado, afirmando: “Maximino, olha lá, aquele clarão”.

Junto à pequena fonte, sobre um dos assentos de pedra, surgiu um globo de fogo. Maximino corre gritando: “Onde está? Onde está?” Melânia estende o dedo para o fundo do vale onde haviam dormido. Maximino para perto dela e cheio de medo lhe diz: “Segura o teu cajado, vai! Eu seguro o meu e lhe darei uma paulada se ‘aquilo’ nos fizer qualquer coisa”.

O clarão então se mexe, se agita e gira sobre si mesmo. Para as duas crianças faltam palavras para externar a impressão de vida que irradia do globo de fogo. Uma mulher ali aparece, assentada, a cabeça entre as mãos, os cotovelos sobre os joelhos, numa atitude de profunda beleza. Seis anos depois da aparição, no dia 1º de maio de 1852, é anunciada a construção de um santuário sobre a montanha de La Salette.

Curitiba

Para festejar esse acontecimento e também prestar uma homenagem a Nossa Senhora da Salette, o santuário em Curitiba abrirá a programação comemorativa no dia 31 de agosto, com uma Santa Missa, às 9h30. Após a celebração, haverá uma carreata com a imagem de Nossa Senhora da Salette pela ruas do bairro e benção dos veículos.

Na sequência das atividades serão realizadas Missas nos seguintes dias: 6 de setembro, às 18h, com acolhida das Capelinhas de Nossa Senhora; 7 de setembro, às 9h, 11h e 19h, com entronização solene do andor de Nossa Senhora da Salette; dia 13 de setembro, às 10h30 e às 18h, com a Solenidade da Exaltação da Santa Cruz; e no dia 14 de setembro, às 9h, 11h e 19h, também com a Solenidade da Exaltação da Santa Cruz.

O tríduo preparatório acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de setembro, sempre às 19h30. No primeiro dia do tríduo, na noite da Fé, o tema abordado será “Com Jesus e Maria renovamos a nossa Fé”. Na ocasião, haverá benção das velas e renovação das promessas do Batismo. No segundo dia, na noite da Esperança, o temá a ser meditado será “Com Jesus e Maria fortalecemos a nossa Esperança. Será dada ainda a benção da água.

E no terceiro e último dia do tríduo, na noite da Caridade, o assunto a ser debatido será “Com jesus e Maria somos irmãos na caridade”. Como gesto concreto, neste dia, os organizadores da festa, pedem aos participantes que levem alimentos para serem doados ao Asilo São Vicente de Paulo.

No dia 19 de setembro, Dia da Aparição de Nossa Senhora da Salette, ocorrerão diversas atividades: às 7h, ofício solene de laudes e café comunitário; às 10h, Missa dos Estudantes, com a participação dos alunos, professores e direção dos colégios do bairro; às 15h, Missa da Saúde, com a Unção dos Enfermos; às 19h30, Missa Solene, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Mário Scalon Angonese.

Por fim, no dia 20 de setembro, serão realizadas Missas às 10h30 e às 18h, com encenação da mensagem da Salette, e, no dia 21, as Missas acontecerão às 9h, 11h e 19h. No final de semana dos dias 27 e 28 de setembro, haverá Missas às 10h30 e 18h, no sábado, e às 9h, 11h e 19h, no domingo. Nessas celebrações, será realizada a comemoração do Dia da Bíblia e a Coroação de Nossa Senhora. (FB)

 
Comentários