Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Congresso Catequético Litúrgico é realizado em Montenegro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Montenegro – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 26/09/2014, Gaudium Press) No próximo domingo, dia 28 de setembro, acontecerá o Congresso Catequético-Litúrgico da Diocese de Montenegro, no Estado do Rio Grande do Sul. O evento, que reunirá catequistas e membros das equipes de liturgia das 368 comunidades da região, será realizado no Centro Comunitário Cristo Rei, na cidade de Estrela.cartaz congresso.jpg

A programação da atividade terá início às 8h30, com a acolhida aos participantes e da oração de abertura. Em seguida, haverá um momento de formação com o convidado especial, o biblista, padre e professor da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) Cássio Murilo Dias da Silva. O assessor falará sobre a Sagrada Escritura, tendo como pano de fundo o tema da iniciação à vida cristã.

Depois da palestra, será realizado um almoço de confraternização. Na primeira hora da tarde, serão feitas as comunicações e encaminhamentos relativos à Catequese e à Liturgia. A partir das 14h30, ocorrerá uma caminhada até a Igreja Santo Antônio. Chegando lá, acontecerá a celebração da Santa Missa. Às 16h30, será feita uma cerimônia de envio.

Com relação ao assessor do encontro, a assessoria de comunicação da Diocese de Montenegro destacou que Cássio da Silva nasceu em Jundiaí, em São Paulo, e é formado em Filosofia e Teologia. Ele é mestre e doutor em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, na Itália. Já escreveu vários livros e artigos sobre a Sagrada Escritura. É professor na Faculdade de Teologia da PUCRSem Porto Alegre, nos cursos de graduação e pós-graduação em Teologia, desde o ano de 2013.

Iniciação à Vida Cristã

Entende-se por Iniciação à Vida Cristã o processo pelo qual alguém é incorporado ao mistério de Cristo Jesus; não se reduz à catequese, mas inclui sobretudo a ação celebrativo-litúrgica. A catequese é um elemento, o mais longo e importante, do complexo processo pelo qual alguém é iniciado à Fé cristã. A verdadeira iniciação se dá na celebração dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, chamados justamente, a partir do século XIX, de Sacramentos da Iniciação. (FB)

 
Comentários