Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Stella: Sacerdote, testemunha da misericórdia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lourdes – França (Quinta-feira, 07/07/2016, Gaudiium Press) – Encerrou-se na segunda-feira, 04/07, no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em Lourdes, na França, o Jubileu dos Sacerdotes.

O Encontro que está concernido no âmbito do Jubileu da Misericórdia teve como título:
“O sacerdote, testemunha da misericórdia”.

Foi uma oportunidade oferecida a eles e que permitiu aos sacerdotes, no âmbito do Jubileu da Misericórdia, viverem, também eles, um caminho pessoal no contexto do Ano Santo.

O evento contou com a presença de muitos sacerdotes, alguns deles de lugares distantes, como Dom Dominique You, Bispo de Conceição do Araguaia, Brasil, que animou uma conferência que teve por tema: “A misericórdia na escola dos pobres”.

Prefeito da Congregação para o Clero

O encontro em Lourdes foi presidido pelo Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella.
O Cardeal, em entrevista à Rádio Vaticano, explicou o sentido desta iniciativa que foi realizada exatamente após um mês do Jubileu dos Sacerdotes, realizado em Roma de 1° a 3 de junho:

“Lourdes é sempre o lugar da reflexão, da memória cristã e mariana.

Aqui, diante de Nossa Senhora, as experiências são profundas, sobretudo para os sacerdotes, e é bonito encontrar a comunidade dos confessores. Para eles, o exercício da misericórdia é de grande atualidade.

É bonito ouvir estes padres que confessam e é bonito sentir em nosso coração de sacerdotes e de bispos este apelo à conversão.

Precisamente sob o olhar de Nossa Senhora – como disse o Papa – deixando-nos olhar pelo rosto de Maria, aprendemos realmente a sentir a misericórdia e portanto, na experiência pessoal, também em saber dá-la com generosidade, com grande coração e com grande discernimento também de situações complexas que são do mundo de hoje e das nossas comunidades cristãs”.

Primeiro impacto com os sofrimentos do coração

A uma pergunta da RV sobre se a presença no encontro de sacerdotes vindos de longe, da “periferia do mundo” teria influenciado e alimentado as reflexões, a resposta do Cardeal foi:

“São sacerdotes que vivem a paróquia.

Penso que a maior parte deles sejam precisamente sacerdotes que pastoreiam almas. São, portanto, aqueles simples soldados, que têm o primeiro impacto com os sofrimentos do coração, com os sofrimentos da vida de tantos cristãos.

E é bonito ouvir estes padres que trazem as suas expectativas e também as suas dificuldades.

Eu dizia a eles para ter presente que também a Exortação do Papa “Amoris laetitia” é para aqueles que vivem estas experiências difíceis, mas que é sobretudo o Padre a ser interpelado, porque cabe sobretudo ao pastor de almas levar a consolação, levar a expectativa da misericórdia lá onde existem estes sofrimentos do coração, na história dos nossos cristãos em dificuldade por razões de matrimônio.

São, portanto, sacerdotes extremamente sensíveis às problemáticas da misericórdia, precisamente porque as trazem todos os dias em seus corações e nos seus contatos com estas famílias em dificuldades”.

Testemunha da Misericórdia

O Santo Padre, durante o Jubileu dos Sacerdotes em Roma, no início do mês de junho, havia chamado os pastores a “exagerarem na misericórdia”… Dom Beniamino Stella comentou:

“É uma palavra bonita na boca do Papa, porque o próprio Papa nos ensina a ter este coração grande, magnânimo, porém ao mesmo tempo exigente e coerente. É necessário levar no ministério este coração grande, que apresente também a radicalidade do Evangelho, que apresente as exigências profundas da Palavra de Deus, um pouco como o Papa nos dá o exemplo: um grande coração na acolhida, mas também uma grande coragem no anúncio da beleza e da profundidade do Evangelho”. (JSG)

 
Comentários