Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


A natureza sublimada: os cavalos andaluzes
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/01/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
5
0
 
Ao admirar os maravilhosos saltos dos cavalos andaluzes, não podemos deixar de lembrar-nos de outro salto que cada um de nós é chamado a dar...

Mesmo nos países desenvolvidos, onde a mecanização invadiu até o campo, pode-se ainda ver em alguns lugares do interior a tradicional figura do cavalo de tração, arando o solo ou puxando, aos pares, pesadíssimas carroças. Ao observá-los, imediatamente nos vem à mente a idéia: “que animal forte”!

Fiel servidora do homem desde tempos imemoriais, a raça eqüina colaborou com ele na construção de impérios e tombou a seu lado em inumeráveis batalhas.

No entanto, em certos momentos, o cavalo abandona a suja lama das plantações e deixa para trás a negra fumaça dos campos de batalha. Limpo e vestido de gala, apresenta-se com incrível distinção na bela arena de evoluções eqüestres.

Na Áustria, em Portugal e em outros privilegiados lugares, milhares de pessoas são atraídas anualmente pelo encanto dos espetáculos de cavalos adestrados que mesclam elegantes evoluções com ágeis saltos, que quase poderíamos chamar de ornamentais.

Entre essas raças de animais treinados, merecem especial menção os soberbos cavalos andaluzes que confirmam com audaciosa desenvoltura a multissecular tradição eqüestre da Espanha. Admirando suas majestosas evoluções, os assistentescavalo andaluz salto.jpg ficam pasmos ao ver aqueles fortes e combativos animais semoverem com a elegância do cisne ou a agilidade das gazelas.

A arte eqüestre é sem dúvida complexa, mas um de seus segredos consiste em contar com bons cavalos dóceis à mão experiente de treinadores de elite. Sob tão segura direção, eles podem atingir um elevado grau de perfeição que, de modo algum, jamais alcançariam por si mesmos.

* * *

Também o homem não terá limites a serem superados, os quais ele nunca poderá ultrapassar sozinho, sem que uma mão o guie, eleve e aperfeiçoe?

A resposta é evidentemente sim. Após o pecado original, nós homens sentimos o peso de nossa parte animal, que nos leva, muitas vezes, a reações brutas, preguiçosas ou até irracionais.

No entanto, quando nos fazemos dóceis à divina mão do Criador, somos tomados por sua graça, e então se operam as maravilhas. De pesados nos tornamos ágeis; de toscos, elegantes; o sombrio egoísmo das bestas, que tantas vezes pugna por nos dominar, é vencido pela sublime caridade de que dão testemunho os santos.

Ao admirar os maravilhosos saltos dos cavalos andaluzes, não podemos deixar de lembrar-nos de outro salto, que cada um de nós é chamado a dar, ao longo do muitas vezes penoso caminho de nossas vidas: o salto do natural para o sobrenatural, o grande salto deste vale de lágrimas, que é a terra, para as luminosas portas da Jerusalém Celeste. (Revista Arautos do Evangelho, Jul/2007, n. 67, p. 50-51)

 
Comentários