Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano XVI, nº 183, Março 2017

Assine agora


Editorial


A suprema moeda

Fazem parte da condição humana alguns elementos tão indissociáveis desta quanto nossa própria sombra: não seria ridículo alguém tentar fugir dela? Ora, como castigo pelo pecado original, a vida na terra ficou crivada de luta, de esforço e de dor (cf. Gn 3, 16-19). Destas tribulações, não Se eximiu sequer …
Redação - 01, Março 2017

A Voz dos Papas


Uma devoção de atualidade renovada

Em tempos difíceis para a Igreja, Pio IX, querendo confiá-la à especial proteção do Santo Patriarca José, proclamou-o “Patrono da Igreja Católica”.[1] Convencido estava o Pontífice de não ser este um ato despropositado, pois, devido à excelsa dignidade concedida por Deus a este seu fidelíssimo servo, “a Igreja – depois …
Papa São João Paulo II - 01, Março 2017

Comentário ao Evangelho


Sua vitória é nossa força

Naquele tempo, 1o Espírito conduziu ­Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4Mas Jesus respondeu: …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Março 2017

Diversos


Quarenta dias de combate espiritual

Cabe ao Cardeal-Presbítero de Santa Sabina a função de, no início da Quaresma, impor as cinzas sobre a cabeça do Papa, pronunciando uma destas duas fórmulas: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 15), ou “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar” (cf. Gn 3, 19). Função …
Pe. Fernando Néstor Gioia Otero, EP - 01, Março 2017

O Senhor não está na agitação

Depois do pecado original, e do consequente enfraquecimento da natureza humana, nosso espírito costuma inquietar-se por causa da desordem das paixões, fascinadas com aquilo que, mesmo sendo ilícito, lhes atrai. Mas há outra poderosa causa para a agitação, sobre a qual nos adverte São Pedro: “Vosso adversário, o demônio, anda …
Ir. Ariane Heringer Tavares - 01, Março 2017

Nova et Vetera


Íntima união entre o Céu e a terra

Para a construção de uma residência comum, o ar­quiteto não traça o projeto de um palácio; e se quer edificar um palácio, não desenha a planta de uma igreja. Como o projeto de uma obra depende do fim ao qual ela se destina, perguntemo-nos qual era o desígnio de Deus …
Pe. Jacques-Marie-Louis Monsabré, OP - 01, Março 2017

Maria é o Paraíso da Encarnação

Com o objetivo de honrar a majestade de seu Filho, Deus preparou longamente o mundo moral para sua vinda, da mesma forma como havia preparado o mundo físico para a aparição do homem, o rei das criaturas. Numa ordem superior, a obra de reparação destinada a salvar o gênero humano …
Pe. Jacques-Marie-Louis Monsabré, OP - 01, Março 2017

Diversos


O auge da amizade

Com a naturalidade do pássaro que saúda com alegres trinados a luz do sol, São Gregório Nazianzeno homenageou São Basílio Magno, seu irmão no Episcopado, com um elogio fúnebre que bem poderia intitular-se Cântico da verdadeira amizade. Nessa peça oratória, à qual não falta beleza poética, transbordaram de seu coração …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP - 01, Março 2017

História para crianças


São José, o vitorioso!

A imponência do castelo proclamava a coragem e a galhardia de seus senhores. Cravado no alto daquelas montanhas rochosas, parecia incólume às intempéries e ao desgaste implacável dos séculos. As paredes, se pudessem falar, teriam histórias interessantíssimas para contar em serões intermináveis. Um dos mais atraentes episódios narrados nas reuniões …
Carolina Amorim Zandoná - 01, Março 2017

Páginas finais


Espetáculo de generosidade

Nas regiões de clima temperado, as estações se sucedem de maneira disciplinada e definida. Ora pintando a natureza com as nobres cores do outono, ora vestindo-a com os tons alegres da primavera; cobrindo os campos com o níveo manto do inverno ou fazendo brilhar intensamente a paisagem sob o flamejante …
Ir. Juliana Montanari - 01, Março 2017

Quarta capa


Alegrai-vos, ó José!

Alegrai-vos, ó José, vós que, com Maria a Mãe de Cristo, levais o lírio da castidade. Alegrai-vos, ó esposo! O Coração de Maria, Vaso da sabedoria e Sacrário do Espírito Santo, em vós confia! Alegrai-vos, ó Santo, que vistes o dia do nascimento de Cristo, o Criador de todas as …
Anônimo - 01, Março 2017
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos