A felicidade: onde encontrá-la?
Na Paris da Belle Époque, para onde acorriam visitantes do mundo inteiro à procura da “felicidade” proporcionada pelos prazeres, uma jovem provinciana começou a despontar em 1891 como estrela de primeira grandeza no universo das artes cênicas: Eva Lavallière.1 Comediante genial aos 25 anos de idade, favorecida por notável beleza …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP
-
01, Agosto 2016
Uma conversão retumbante
Aos trinta e oito anos de idade, Clemente Brentano era um poeta de grande destaque nos meios literários alemães. Segundo os critérios mundanos, tinha tudo para ser um homem feliz: boa saúde, cômoda situação financeira, vida despreocupada, amplo círculo de amigos, facilidade para usufruir de todos os prazeres lícitos ou …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP
-
01, Março 2020
Santa Maria Madalena – Aquela que muito amou
Pecadora! Por este e outros epítetos nada elogiosos se apontava em Jerusalém e adjacências Maria Madalena, mulher rica, de nobre estirpe, notável beleza e vida dissoluta. Muito jovem ainda, deixara-se arrastar pela vaidade, primeiro passo na escorregadia rampa que conduz aos pântanos da impureza. Nessa deplorável situação, entrou nos Evangelhos …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP
-
01, Julho 2018
O Rosário e a serpente
Em fevereiro de 1848 o Oratório de Dom Bosco, fundado dois anos antes, dava ainda seus primeiros passos quando recebeu a honrosa visita do marquês Roberto d’Azeglio, alta personalidade do Reino da Sardenha, amigo pessoal do rei Carlos Alberto. Sempre amável, Dom Bosco percorreu com ele as dependências da casa, …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP
-
01, Outubro 2016
O sacerdócio comum dos fiéis
“Eu vos exorto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual” (Rm 12, 1). Por certo, muitos de nossos leitores conhecem esta recomendação de São Paulo, bem como esta outra afirmação do Príncipe dos Apóstolos: vós …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP
-
01, Outubro 2016
As flores falantes
“Calai-vos, calai-vos!”, dizia São Paulo da Cruz ao tocar com a extremidade do seu bastão nas flores que ia encontrando pelos caminhos, pois elas tanto lhe “falavam” de Deus e de suas maravilhas que ele, tomado por forte emoção, pedia-lhes que se “calassem”. Em outra ocasião, deixando a estrada que …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP
-
01, Junho 2002
Dispensadora de todas as graças
Éfeso, 22 de junho do ano 431. Era já noite quando os Bispos ali reunidos em Concílio proclamaram o primeiro dogma mariano: o da Maternidade Divina da Virgem Maria. Impossível descrever o entusiasmo com o qual a população percorreu as ruas da cidade numa procissão com tochas acesas, aclamando jubilosa …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP
-
01, Novembro 2017
“Dai-me almas e levai o resto”
Muito digna de louvor é a incansável caridade com a qual o jovem sacerdote João Bosco procurava meninos carentes nas ruas de Turim, os alimentava e lhes proporcionava sadias diversões nos seus “oratórios festivos”. Mais ainda, os esforços sobre-humanos para montar oficinas-escolas onde dar-lhes uma formação profissional que os habilitassem …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP
-
01, Janeiro 2017
“Amai-vos na verdade…”
“Apóstolo do Amor” é uma das várias alcunhas dadas a São João Evangelista, e basta ler seus escritos para entender o motivo. Na primeira de suas epístolas encontramos a famosa afirmação de que “Deus é amor” (I Jo 4, 8) e, se percorrermos com atenção o quarto Evangelho, notaremos o …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP
-
01, Abril 2019
O auge da amizade
Com a naturalidade do pássaro que saúda com alegres trinados a luz do sol, São Gregório Nazianzeno homenageou São Basílio Magno, seu irmão no Episcopado, com um elogio fúnebre que bem poderia intitular-se Cântico da verdadeira amizade. Nessa peça oratória, à qual não falta beleza poética, transbordaram de seu coração …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP
-
01, Março 2017