Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Evento católico no Ceará é declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fortaleza – Ceará (Terça-feira, 09-06-2015, Gaudium press) Na Arquidiocese de Fortaleza, no Ceará, a Caminhada com Maria, considerado um dos eventos mais tradicionais e expressivos da Fé católica cearense, foi declarado nesta última sexta-feira, 5 de junho, patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Evento católico no Ceará é declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil.jpg

A nomeação da festa mariana se deve por meio da sanção instituída ao Decreto de Lei do Congresso Nacional, conforme a Lei Nº 13.330, que passa assim a “reconhecer a importância da Caminhada com Maria como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

Curiosamente, a Caminhada com Maria, iniciativa do Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, em 2003, havia sido retomada depois de muito tempo. E agora, com o título de patrimônio cultural e fazendo parte do calendário oficial de eventos do município, a expectativa é de que a festa consiga atingir um número maior de participantes em comparação às edições anteriores, que chegavam a acolher quase 1 milhão de católicos.

“Procuramos refazer o caminho dos inícios da Fé católica e mariana nas origens da cidade de Fortaleza com esta Caminhada. O Santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará, marca o ponto de partida da devoção mariana trazida pelos portugueses, nos inícios da colonização nestas terras, quando da construção da capela inicial dedicada a Nossa Senhora do Amparo”, explicou Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

Durante seu itinerário, prosseguiu o arcebispo, “essa devoção se dirigiu para a Fortaleza dedicada a Nossa Senhora da Assunção depois de conquistada dos holandeses que a construíram, e com a origem do vilarejo ao redor da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, tem início a cidade que ainda hoje, carrega este nome e essa devoção em sua igreja mãe catedral”.

Por sua vez, o membro da Comissão organizadora do evento, Padre Rafhael Maciel, ressaltou o empenho e dedicação de cada integrante da organização da Caminhada com Maria, que neste ano que deverá ser especial, por ocasião das comemorações do Jubileu Centenário da Arquidiocese. “A declaração da Caminhada como patrimônio cultural imaterial faz eco ao que o povo de Fortaleza, a segunda capital mais católica do país, já havia declarado através de seu testemunho público de Fé”, disse. (LMI)

 
Comentários