Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Sansão, exército de um só homem”, diz Bispo Emérito de Passo Fundo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Passo Fundo – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 18/08/2014, Gaudium Press) “Sansão, o Hércules Bíblico” é o título do mais recente artigo de Dom Urbano Allgayer, Bispo Emérito da Arquidiocese de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul. Na reflexão, ele afirma que Deus manifestou a certos personagens bíblicos o nascimento de pessoas historicamente importantes e tais anúncios são transmitidos por Jahvé ou por seu mensageiro, o anjo Gabriel.

Segundo o Prelado, o anjo do Senhor anunciou a certo Manué o nascimento de Sansão, que nasceu num tempo em que os filhos de Israel, por mau procedimento, foram submetidos durante 40 anos à opressão dos filisteus. Dom Allgayer explicou que os pais de Sansão receberam a recomendação de consagrar seu filho a Deus, de abster-se de bebidas alcoólicas e de não cortar seu cabelo.

Sobre Sansão, o Bispo afirma que abençoado por Deus ele foi juiz em Israel durante 20 anos. Conforme Dom Allgayer, o juiz era a autoridade suprema da nação, com a missão principal de defender o povo contra a invasão de inimigos. Ele ainda ressalta que Sansão era um juiz “sui gêneris”, cercado de lutas em grande parte lendárias e em vez de convocar bandos de guerreiros para a defesa, sozinho enfrentava os filisteus, matando-os aos milhares.

“Era ele um exército de um homem só, como escreve o autor judaico Moacir Scliar. É caso único na história. Sansão era provido de uma força incrível. Bem jovem, estraçalhou com suas mãos, sem armas, um leão novo que o agrediu. No dia seguinte, na boca escancarada havia um favo de mel”, completa.

De acordo com o Prelado, certa vez Sansão pernoitou em Gaza, baluarte dos filisteus, que o trancaram as portas da cidade, para matá-lo na manhã seguinte. Sabendo disso, Sansão levantou-se à meia-noite, pôs em fuga os guardas, agarrou os dois portões e os transportou às costas até o alto da montanha de Hebron.

“Noutra ocasião, prendeu um magote de raposas, amarrou-as em duplas pela cauda, acendeu entre as duplas fachos de fogo e soltou-as nas searas dos filisteus. O trigo, os vinhedos e os olivais foram devorados pelo incêndio. Cheios de raiva, os filisteus o prenderam e o amarraram com cordas novas e fortes. Mas Sansão em instantes rompeu as cordas como se fossem fios de lã. E com uma queixada de jumento derrotou mil filisteus”, conclui. (FB)

 
Comentários