Durante séculos, os levitas imolaram incontáveis vítimas no Templo. No Altar da Cruz, porém, o Redentor uniu em Si o Sacerdote e a Vítima numa única e eterna oblação (cf. Hb 7, 27).
Ao prometer sua presença terrena até a consumação dos tempos (cf. Mt 28, 20), Cristo perpetuou o Sacrifício do Calvário no rito eucarístico e estendeu sua ação salvífica na terra através do sacerdócio ministerial.
Desde a Antiga Aliança, os sacerdotes permaneciam na presença do Altíssimo (cf. Dt 18, 5); no regime da graça, ademais, é o próprio Senhor que Se faz presente neles.
Como “administradores dos mistérios de Deus” (I Cor 4, 1), são essencialmente mediadores entre a Trindade e os homens; vivem no limiar entre o tempo e a eternidade, entre a terra e o Céu.
A Divina Sabedoria não confiou o sacerdócio aos Anjos, mas a homens como Jesus, o Verbo Encarnado. O presbítero foi ordenado para ser Cristo, alter Christus. Por isso, sua santificação não é opção, é dever.
A tentação primordial do ministro ordenado consiste em se colocar no lugar do Senhor: “Eu sou um deus” (Ez 28, 2). Trata-se de uma soberba luciferina, um verdadeiro sacrilégio, que profana o caráter de Cristo impresso na alma.
Assim, somente a santidade é compatível com essa excelsa vocação.1 Ai daquele que a corrompe!
Para São José Cafasso, o clérigo precisa ser irrepreensível (cf. I Tm 3, 2): “Ser exemplo é o mesmo que ser eclesiástico, e quem não seja exemplo, pode-se dizer que, de certo modo, sequer continua sacerdote”.2
Enquanto profissões comuns admitem dissociação entre ofício e conduta, o ministério presbiteral exige identidade plena entre o ser sacerdote e o ser exemplo.3
Isso não implica a perda do múnus sacramental pelo pecado – o caráter é indelével –, mas manifesta que, em especial para os presbíteros, “viver é Cristo” (Fl 1, 21).
Até seus costumes precisam ser sacerdotais, a começar pelo oferecimento dos próprios “corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Rm 12, 1).
Longe da heresia das obras e do pelagianismo, suas vidas, enraizadas na oração e sustentadas pela graça, expandirão a paternidade espiritual do Pai no tempo, como verdadeiro padre – etimologicamente, pai.
Em particular na Santa Missa, memorial vivo do Sacrifício da Cruz, o celebrante se configura com o Sacerdote-Vítima, como alter Christus crucifixus – outro Cristo crucificado.
Misticamente, todo sacerdote é um estigmatizado, e não só durante a Eucaristia.
Como o Redentor, sua vida é total oblação: quer no silêncio, à maneira da lamparina do Santíssimo Sacramento que se consome para louvar; quer na pregação, ao irradiar o Verbo Divino no século como os Christi – “boca de Cristo”.4
Ao cruzar os umbrais da eternidade, o sacerdote observante ouvirá: “Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor” (Mt 25, 21).
Unido plenamente à Trindade no Céu, o sacerdote bem-aventurado continuará a participar da interminável autodoação de Cristo Sacerdote ao Pai por meio do Espírito Santo, para benefício da humanidade.
A vocação presbiteral, portanto, não cessa neste vale de lágrimas: ela atinge seu ápice na configuração definitiva com o Sumo Sacerdote na Pátria, isto é, no “lugar do Pai” – e do padre.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas