Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano XIII, nº 148, Abril 2014

Assine agora


Segunda capa


“Sou forte para vos auxiliar e defender”

Tu és incapaz de avaliar a fraqueza humana, quanto o homem não tem juízo e discernimento, confiando apenas em si mesmo, nas próprias ideias. Ó homem estulto! Não percebes que tua capacidade de conhecer provém de Mim? Não vês que fui Eu a dar-te o conhecimento e a cuidar de …
Redação - 01, Abril 2014

Editorial


A lição desta Páscoa

A Liturgia nos apresenta uma nova lição a cada ano, a bem dizer, a cada dia, embora seus ritos se repitam em maravilhosa cadência no decorrer dos séculos, como que indiferentes aos acidentes da História. Com os olhos postos no Céu – nosso grande objetivo comum –, as cerimônias religiosas …
Redação - 01, Abril 2014

A Voz dos Papas


Um dos desafios mais importantes da Igreja

A educação católica é um dos desafios mais importantes da Igreja, hoje comprometida na promoção da nova evangelização num contexto histórico e cultural em transformação constante. Nesta perspectiva, gostaria de chamar a vossa atenção para três aspectos. O primeiro diz respeito ao valor do diálogo na educação. Recentemente, desenvolvestes o …
Papa Francisco - 01, Abril 2014

A Unção dos Enfermos

Gostaria de vos falar hoje do Sacramento da Unção dos Enfermos, que nos permite ver concretamente a compaixão de Deus pelo homem. No passado era chamado “Extrema Unção”, porque era entendido como conforto espiritual na iminência da morte. Ao contrário, falar de “Unção dos Enfermos” ajuda-nos a alargar o olhar …
Papa Francisco - 01, Abril 2014

Oração, jejum e esmola

Só quando as dificuldades e os sofrimentos de nossos irmãos nos interpelam, só então podemos iniciar nosso caminho de conversão rumo à Páscoa. Trata-se de um itinerário que compreende a Cruz e a renúncia. O Evangelho de hoje aponta os elementos dessa caminhada espiritual: a oração, o jejum e a …
Papa Francisco - 01, Abril 2014

Comentário ao Evangelho


O prêmio concedido aos que mais amam

1“Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2De repente, houve um grande tremor de terra: o Anjo do Senhor desceu do Céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. 3Sua aparência era como um relâmpago, e …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Abril 2014

Palavra dos Pastores


Santa audácia repleta de garbo

É para mim uma honra e uma alegria presidir esta Celebração Eucarística comemorativa do 13º aniversário da aprovação pontifícia da Associação Internacional dos Arautos do Evangelho. Aqui estamos reunidos em torno da Mesa do Senhor, para render-Lhe graças por esses anos de existência canônica da Associação. Dizer “obrigado” é uma …
Cardeal Franc Rodé, CM - 01, Abril 2014

Missas em outros países

Em todas as épocas, mas sobretudo após o Concílio Vaticano II, o Espírito Santo suscitou na Igreja novas realidades eclesiais para responderem aos desafios dos novos tempos. Uma destas são certamente os Arautos do Evangelho, que se encontram também em nosso país, como em mais de 70 outros, a serviço …
Redação - 01, Abril 2014

Tema do mês


A Luz venceu as trevas!

A constância com que se sucedem os vários tempos do Calendário Litúrgico, perene em contraste com os rumos dos acontecimentos históricos, tanto na esfera social como na política e financeira, é uma demonstração da grandeza da Igreja, sobranceira ao ondular das humanas vicissitudes. Mas esta superioridade não significa distância ou …
Pe. Leandro Cesar Ribeiro, EP - 01, Abril 2014

O silêncio do Evangelho em relação a Nossa Senhora

“Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo” (Mt 28, 1). Eram três Marias. Onde se encontra a terceira? Nossa Senhora onde está? Vê-se que tão grande era sua dor, seu recolhimento e sua esperança, que Ela pairava …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Abril 2014

Vida dos Santos


São Vicente Ferrer – Santo oposto à tibieza

“O vento sopra onde quer…” (Jo 3, 8). Em sua famosa conversa noturna com Nicodemos, usou Jesus esta imagem para explicar àquele príncipe dos judeus como age o Espírito Santo nas almas. Deus tem seus desígnios para cada homem e a todos outorga as graças adequadas para alcançar a santidade, …
Ir. Juliane Vasconcelos Almeida Campos - 01, Abril 2014

Diversos


Pelo sagrado caminho da mariologia

Ao finalizar a constituição dogmática sobre a Igreja com um capítulo completo dedicado à Virgem Maria,[1] o Concílio Vaticano II quis pôr em realce a importância fundamental da Santíssima Virgem na teologia e na piedade católica. Nele se lembra a longa e ininterrupta tradição de veneração e especialíssimo amor àquela …
Pe. Juan Carlos Casté, EP - 01, Abril 2014

História para crianças


O segredo do sucesso

Filipe simulava um diálogo, para estudar: — Qual é a capital da Alemanha? — Berlim. — A capital da Espanha? — Madri. — Da França? — Paris. Estes países pertencem à União Europeia, assim como a Itália, Portugal, Áustria e Bélgica… Ao terminar os estudos, o menino fechou os cadernos …
Ir. Mary Teresa MacIsaac - 01, Abril 2014

Páginas finais


Viver na terra olhando para o Céu

Dotada de encantadora singeleza, alva plumagem e impecável maintien, a garça surpreende pelo contraste entre a sua elegante imponência e a fragilidade das patas que a sustentam com perfeito equilíbrio, em suas investidas nos charcos onde vai buscar alimento. Sem consentir que a vileza dos vermes ou a sujeira do …
Ir. Carmela Werner Ferreira - 01, Abril 2014

Quarta capa


Coração inundado de luz

No alto do Calvário, o horror e o abandono se instalavam junto à Cruz do Redentor. Num dilúvio de dores, Jesus havia exclamado o seu “Consummatum est!”. O bom ladrão se preparava para deixar a Terra. O centurião que ferira o lado de Nosso Senhor, golpeava-se no peito. Algumas pessoas …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Abril 2014
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos