Perder tempo é pecado contra qual Mandamento?
Catarina de Assis Fonseca – Recife Nossa consulente já dá por certo que perder tempo é pecado… e tem toda a razão! Agora, para tudo ficar bem claro, a primeira questão seria: o que é perder tempo? Causa muita preocupação hoje em dia, e com todo o propósito, o desperdício …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
01, Fevereiro 2025
É pecado imaginar-se pecando, mesmo que não se pratique fisicamente o pecado?
Ensina-nos o Catecismo da Igreja Católica (cf. 2517) que o coração do homem é a sede da personalidade moral: “Do coração provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias” (Mt 15, 19). Por isso devemos aspirar a viver a sexta bem-aventurança, …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
01, Julho 2025
Os Anjos podem criar coisas? Ou representar algo na imaginação?
Somente Deus tem o poder de criar. Os outros seres, por mais sublimes e poderosos que sejam, são incapazes de fazê-lo. Entretanto, em certos casos alguns Anjos manifestaram-se de modo perceptível aos sentidos humanos. Por exemplo, quando foram vistos por Abraão, Lot, Tobias e vários outros. Em função dessas aparições …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
01, Julho 2025
Às vezes me acontece de chegar atrasado na Missa de domingo e sempre fico na dúvida se cumpri o preceito ou não…
Temos em nossa vida muitos preceitos, alguns mais fáceis, outros mais difíceis de cumprir. Temos também necessidades às quais procuramos atender com alegria e satisfação como, por exemplo, comer, beber, passear, dormir, tirar férias… Ora, e o nosso encontro semanal com Deus, como fica? Este grande preceito constitui, igualmente, uma …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
31, Agosto 2025
Os Anjos e os Santos conhecem nossos pensamentos?
A esta excelente pergunta, poderíamos acrescentar outras relacionadas. Quando rezamos no interior da alma, sem pronunciar palavras, os Anjos e os Santos tomam realmente conhecimento de nossas preces? Nosso Anjo da Guarda sabe o que pensamos a todo momento? A resposta é simples, e é dada por São Tomás de …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
01, Janeiro 2025
Por que os Arautos usam botas?
Por muitas razões… Em primeiro lugar, porque elas denotam o caráter missionário da vida dos Arautos, os quais estão dispostos a percorrer qualquer distância para evangelizar. Consideremos, entretanto, um simbolismo mais profundo e de caráter sobrenatural, bem indicado pelas palavras das Sagradas Escrituras: “Porei inimizades entre ti e a Mulher, …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
01, Fevereiro 2025
O que quer dizer “Santos Padres”?
A pergunta é bem oportuna, pois nos dá ocasião para esclarecer uma dúvida muito comum. Na linguagem clássica da Igreja os termos Santos Padres, Padres da Igreja ou até mesmo Padres designam um conjunto muito definido de pessoas. Neste caso, a palavra padre não se refere aos sacerdotes, mas é …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
30, Julho 2025
Queria então saber se superstição é mesmo pecado.
Sim, a superstição é um pecado contra o Primeiro Mandamento da Lei Divina, conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica (cf. CCE 2110-2111), o qual também explica tratar-se de um desvio do sentimento religioso e das práticas por ele impostas, desvio esse que pode prejudicar o culto que prestamos …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
31, Agosto 2025
Quando pecamos, especificamente por carnalidade, entra na tentação um anjo mau, que nos incita pensamentos para isso?
Esta pergunta foi feita certa vez, quase com as mesmas palavras, a Mons João durante uma de suas aulas de catecismo. E nosso fundador respondeu o seguinte: em princípio, uma tentação pode provir exclusivamente da concupiscência da carne, ou seja, da natureza humana decaída pelo pecado. Mas ele acrescentou, manifestando …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
31, Outubro 2025
Posso rezar enquanto dirijo? Posso, por exemplo, acessar o canal dos Arautos e rezar o Terço no trânsito?
Para responder de modo adequado a esta pergunta, precisamos relembrar o que é a oração. O Catecismo da Igreja Católica assume a definição clássica: “A elevação do espírito para Deus” (CCE 2098). Mas quando podemos elevar a mente a Deus? “É preciso orar sempre, sem jamais deixar de fazê-lo” (Lc …
Pe. Ricardo José Basso, EP
-
31, Outubro 2025