Voltar

A Liturgia dominical - Revista Arautos

Quando devo rezar?

Quem reza assume o comando da História, mas aprende também que em tudo depende de Deus Neste domingo Nosso Senhor nos propõe a parábola da viúva e do juiz iníquo, “para mostrar […] a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir” (Lc 18, 1). Narrada apenas no Evangelho de São …
Pe. Alex Barbosa de Brito, EP - 30, Setembro 2025

Santidade, eixo da História

Os excertos da Palavra de Deus escolhidos pela Santa Igreja para a Liturgia desta solenidade podem nos ajudar a contemplar a História de uma forma bem diferente da enfadonha sucessão de datas e fatos que aprendemos nos bancos escolares. Sim, pois esse grande processo que se desenvolve sob o olhar …
Pe. Ignacio Montojo Magro, EP - 31, Outubro 2025

Tudo depende do primeiro impulso

Imaginemos que dez amigos iniciam uma peregrinação a certo santuário mariano localizado na montanha. A jornada promete ser árdua: setenta quilômetros de caminhada em ­ascensão. Perguntamo-nos: quantos deles chegarão à meta? Muito simples. Aqueles que, ao partir, afirmarem convictos: “Vou até o fim”. A experiência mostra que as caminhadas espirituais …
Pe. Santiago Morazzani Arráiz, EP - 31, Agosto 2025

Opção preferencial por todos

A parábola do administrador infiel pode suscitar certo desconcerto pelo elogio do patrão à esperteza deste mau súdito, bem como pela recomendação de Jesus a que usemos o dinheiro injusto para fazer amigos que nos recebam nas moradas eternas (cf. Lc 16, 1-9). Como compreender tais apologias? Santo Agostinho esclarece …
Pe. Felipe de Azevedo Ramos, EP - 31, Agosto 2025

Pela cruz se chega à luz

O marco histórico da festa celebrada neste domingo remonta à descoberta da verdadeira Cruz de Cristo em Jerusalém por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, no ano 320 aproximadamente, e à consagração, na mesma cidade, da Basílica do Santo Sepulcro em 13 de setembro do ano 335. No dia seguinte …
Pe. Antonio Jakoš Ilija, EP - 31, Agosto 2025

Veneráveis e simbólicas pedras

Assim como as pessoas recebem o Batismo, os edifícios sagrados também são como que “batizados” ou, para usarmos termos mais adequados, são consagrados ou dedicados a Deus. Se há um ritual para abençoar casas de famílias, por que não haveria algo semelhante para os prédios destinados ao culto divino? Já …
Pe. Rafael Ibarguren Schindler, EP - 31, Outubro 2025

Entremos na arca da Santa Igreja!

O Advento é a fase do Ano Litúrgico“especialmente voltada para o recolhimento, para uma discreta compunção e para a esperança palpitante do grande júbilo que o nascimento do Messias trará. Todos se preparavam ­assim para acolher o Menino-Deus que, no virginal sacrário materno, Se acercava, dia a dia mais, do …
Pe. Celio Luís Casale, EP - 31, Outubro 2025

O fim do meu mundo

Dois momentos são cruciais na existência de um homem: seu nascimento e sua partida deste mundo. Os degredados filhos de Eva encontram singular repouso em ambas as circunstâncias: ao entrar na vida a criança é depositada num berço, lugar associado à esperança do que ela virá a ser no futuro; …
Pe. Thiago de Oliveira Geraldo, EP - 31, Outubro 2025

O Céu e o inferno começam nesta terra...

Por revelação de Nosso Senhor e solene definição da Igreja, conhecemos a existência de um destino eterno após nossa morte: Céu ou inferno, conforme tenha sido nossa vida. Disso ninguém escapa, como nos mostra o Evangelho deste domingo, no qual um homem rico é condenado a um lugar de tormentos …
Pe. Rodrigo Fugiyama Nunes, EP - 31, Agosto 2025

Tenho-me na conta de justo?

O Evangelho deste domingo nos apresenta a parábola do fariseu e do publicano, narrada por Nosso Senhor a “alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros” (Lc 18, 9), ou seja, a alguns soberbos. Nela Jesus retrata dois homens que sobem ao Templo de Jerusalém para orar: …
Pe. Pablo Luis Werner Benjumea, EP - 30, Setembro 2025

Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos