Nós Vos agradecemos, Senhor, pelas perseguições!
Quantos Santos manifestaram sua gratidão a Deus pelo fato de serem perseguidos, dando prova inequívoca de terem compreendido o Evangelho deste domingo! Nele Nosso Senhor Jesus Cristo pronuncia a mais elevada de suas pregações: o sermão das bem-aventuranças. A mais elevada, sim, e a mais radical. Só lábios divinos poderiam …
Pe. Leandro Cesar Ribeiro, EP
-
31, Janeiro 2026
A obviedade da verdade
“O óbvio não se diz”. Durante séculos, esse adágio foi frequentemente proferido para atestar o quanto é redundante e supérfluo afirmar a obviedade das coisas. Contudo, neste tempo de profundo relativismo religioso e de crescente entorpecimento espiritual, torna-se premente recordar que o óbvio, sim, deve ser dito. Eis o contexto …
Pe. Inácio de Araújo Almeida, EP
-
31, Janeiro 2026
Do inimigo maligno defendei-me!
Iniciou-se na Quarta-Feira de Cinzas a Quaresma, tempo litúrgico que nos prepara para celebrar o mistério pascal. Esses quarenta dias evocam os anos de peregrinação do povo israelita pelo deserto, rumo à Terra Prometida, bem como os dias de jejum e penitência de Nosso Senhor Jesus Cristo antes de começar …
Pe. Roberto José Merizalde Escallón, EP
-
31, Janeiro 2026
Sentinelas da luz
Ensina Leão XII1 que uma das obrigações dos Pontífices Romanos é a de serem vigias do rebanho de Cristo: rechaçar os males que o ameaçam, bem como prevenir os fiéis contra as trampas dos inimigos da Igreja, afastando-as e frustrando-as com sua autoridade. Trata-se da missão profética daqueles que, como …
Pe. Santiago Canals Coma, EP
-
31, Janeiro 2026
A única obra escrita por Jesus
Transcorria a que era considerada por muitos como a mais santa das comemorações judaicas, a Festa das Tendas. Com todo o povo reunido em torno de Jesus, criou-se uma ocasião oportuna para seus inimigos tentarem fazê-Lo cair em uma armadilha. Apresentaram-Lhe uma mulher surpreendida em flagrante adultério, argumentando que, segundo …
Pe. Erick Maria Bernardes Marchel, EP
-
01, Abril 2025
O valor de ter o nome escrito no Céu
Em todos os tempos os homens estabeleceram referências com que aquilatar o que lhes cerca. Esses padrões são também indicativos do que cada época considera importante, valioso e digno de respeito. Em nossos dias, qual é a “tabela de valores” com que julgamos algo? Como não perceber que o conteúdo, …
Pe. Millon Barros de Almeida, EP
-
01, Julho 2025
Pedro, o verdadeiro pastor
Ao meditarmos sobre a terceira aparição do Ressuscitado narrada no Evangelho deste domingo (Jo 21, 1-19), destaca-se por seu comportamento diante de Nosso Senhor a figura de São Pedro. Com seu característico temperamento fogoso, Simão é o primeiro a se lançar na água ao encontro do Divino Mestre, que os …
Pe. Ignacio Montojo Magro, EP
-
01, Maio 2025
Não há meias-verdades no coração do homem bom
Em um mundo eivado de relativismo moral e doutrinário, a verdade vai desaparecendo do horizonte dos homens, os quais em certos momentos confundem a noção de bem e mal, porque assumem para si guias cegos, que poderão fazê-los cair num abismo (cf. Lc 6, 39). Ensinava Dr. Plinio Corrêa de …
Pe. Dartagnan Alves de Oliveira Souza, EP
-
01, Março 2025
Nosso coração só repousa em Deus
Em nossos dias vemos se multiplicarem, com uma intensidade quase frenética, toda sorte de aparelhos destinados a facilitar a vida do homem: desde utensílios de asseio pessoal até os meios de comunicação e locomoção mais avançados, nosso cotidiano está cada vez mais assentado na técnica. Entretanto, para um observador atento …
Pe. Alessandro Cavalcante Scherma Schurig, EP
-
30, Julho 2025
O profeta do Altíssimo
Neste 2º Domingo do Advento a figura de São João Batista aparece, na pena de São Mateus, pregando no deserto da Judeia. Vestia-se rudemente e se alimentava de mel silvestre e gafanhotos, contrapondo-se aos costumes mundanos da época. Habitantes de Jerusalém, da Judeia e de além-Jordão o procuravam para ouvirem …
Pe. Hamilton José Naville, EP
-
01, Dezembro 2025