São Lucas, Evangelista – Alma marial e cristalina, filha da admiração
Quando os relatos biográficos sobre um varão santo não são abundantes, voltar-se para as suas obras e os frutos destas se constitui num caminho seguro que conduz a grandes descobertas sobre a sua pessoa. No caso de São Lucas, a piedade dos fiéis desejaria conhecer quem foram seus pais, como …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas
-
01, Outubro 2024
Minha Mãe, fazei-me voar!
“Pergunta, pois, aos animais da terra, eles te ensinarão; e às aves do céu, e elas te instruirão” (Jó 12, 7). Se um pássaro falar pudesse, como gostaríamos de lhe interrogar: “Conta-nos, o que se vê nas vastidões celestes? Como é enfrentar ventos, tempestades, a instabilidade do clima e da …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas
-
01, Maio 2024
São Pedro de Verona – Torre de integridade e fortaleza, paladino da Fé
Transcorria o século XIII e a nobre Dama encontrava-se enferma; em seu organismo germinavam vermes pestilentos que ameaçavam tomar-lhe todo o organismo. Mas ela não podia morrer. Quem viria em seu socorro? Como remédio tirado do próprio veneno, Deus faria surgir do seio de uma família doente, um acertado médico …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas
-
01, Abril 2024
Apenas água com sal...
A multidão alvoroçada se reunira na praça e todos comentavam algo inusitado: ninguém mais conseguia pescar! — Acaso esgotaram-se os peixes do mar? — perguntava um. — Um maremoto se avizinha? — interrogava outro. — Os tubarões devoraram os cardumes? — se aventurou a indagar uma criança... Dúvidas como estas …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas
-
01, Agosto 2015
Uma obra régia, realizada por um súdito fiel
“Estou-lhe grato pela honra que Vossa Majestade me concedeu ao aumentar, na minha pessoa, o número dos oficiais de sua casa”.[1] As palavras acima foram dirigidas a Luís XIV por um de seus súditos. Seria este o início de um discurso de um comandante de tropas? Ou de um novo …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas
-
01, Agosto 2024
Como a palmeira, eles florescerão!
Como uma fortaleza, ergue-se frondosa a palmeira, desafiando céus, ventos, tempestades. Nada parece detê-la em sua ascensão, nenhum fator natural pode com facilidade prostrá-la por terra. Símbolo do triunfo, da prodigalidade, da alma reta, constante, humilde, forte e vigilante, é um verdadeiro monumento, erguido não pelo engenho humano, mas pelo …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas
-
01, Maio 2025
Considerações sobre o Sagrado Coração de Jesus - “Meu filho, dá-Me teu coração”
Um dos movimentos mais belos da natureza consiste no brincar das águas em todo o universo. As nuvens descarregam-se sobre a terra, regam e fecundam o solo, fazendo germinar as plantas que ornam os panoramas e dão alimento aos homens, ou bem se solidificam em imensas geleiras. Logo vem o …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas
-
01, Junho 2023
Por que e como se confessar?
Judas Iscariotes, vendo que Jesus fora condenado à morte, dirigiu-se ao Templo a fim de se desfazer do dinheiro espúrio com o qual vendera seu Mestre. Chegando lá, envolto em trevas e tomado de desespero, disse aos príncipes dos sacerdotes: “Pequei, entregando o sangue de um justo!” E aqueles pérfidos …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas
-
01, Março 2025
A devoção das primeiras sextas-feiras do mês – Promessa de um Coração abrasado de amor
Tão antiga quanto a Igreja é a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Foi na Última Ceia, momento em que se instituía a Eucaristia como memorial da Paixão, que o Discípulo Amado auscultou as insondáveis batidas do Divino Coração… E foi no alto do Calvário, quando Cristo consumava seu holocausto …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas
-
01, Junho 2024
“Prestai atenção!”
Há na Terra voz mais grave que a dos baixos, mais profunda que os abismos, mais solene que os réquiens cantados pela Santa Igreja? Sim, é uma voz que ressoa desde os dias da criação, cuja linguagem nada sofreu com a confusão das línguas no episódio da Torre de Babel. …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas
-
01, Novembro 2024