Voltar

Revista Arautos do Evangelho, Ano XVIII, nº 208, Abril 2019



Segunda capa


Foi Dona Lucilia uma santa?

Em suas magníficas cartas, Dona Lucilia diz com frequência coisas tão sublimes e de uma espiritualidade tão elevada que o leitor é tomado por uma emoção parecida à que produz a leitura do inimitável epistolário de Santa Teresa de Jesus. Precisamente por isto me atrevo a formular muito concretamente uma …
Pe. Antonio Royo Marín, OP - 01, Abril 2019

Editorial


A melhor porta é sempre a mais estreita

O mundo de hoje está cada vez menos afeito ao sofrimento, como também o compreende sempre menos. Foge-se dele o quanto se pode e, quando irrompe em nossa vida, é muitas vezes considerado uma injustiça. Esquecemos, com efeito, que a existência nesta terra – chamada por São Bernardo de “vale …
Redação - 01, Abril 2019

A Voz dos Papas


O admirável poder da Cruz

No sermão anterior percorremos os fatos que antecederam a prisão de Jesus e, conforme prometemos, vamos comentar agora, com auxílio da divina graça, o próprio desenrolar da Paixão. Em sua sagrada oração (cf. Jo 17), tinha o Senhor deixado bem claro que n’Ele existiam de modo pleníssimo e veríssimo duas …
Papa São Leão Magno - 01, Abril 2019

Comentário ao Evangelho


“Qual a utilidade do meu Sangue?”

Naquele tempo, 1Jesus saiu com os discípulos para o outro lado da torrente do Cedron. Havia aí um jardim, onde Ele entrou com os discípulos. 2Também Judas, o traidor, conhecia o lugar, porque Jesus costumava reunir-Se aí com os seus discípulos. 3Judas levou consigo um destacamento de soldados e alguns …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Abril 2019

Dona Lucilia


Dona Lucilia Corrêa de Oliveira – Suave crepúsculo de uma longa e bela vida

A mais dura prova da existência de Dona Lucilia, a Providência a reservara para seus derradeiros meses de vida. A ancianidade acrisolara sua caridade, e a resignação em sua alma atingira sublime clímax. Encontrava-se ela a cinco meses de seu juízo particular. Nesta altura, Dona Lucilia teve clara noção, por …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Abril 2019

Diversos


A virtude da fé: fundamento das grandes obras

Nossa vida nesta terra de exílio bem pode ser comparada a um barco que percorre o mar imenso. Durante a bonança, ele desliza com suavidade em meio às águas tranquilas. Em outros momentos, porém, um forte vento começa a soprar, as ondas se agitam e o céu se tolda. Instantes …
Ir. Daniela Maria da Silva - 01, Abril 2019

Plinio Corrêa de Oliveira


Sublime lição de conformidade com a dor

É uma velha tradição não interrompida entre nós fazermos nestes dias da Semana Santa uma palestra sobre algum trecho do Evangelho referente à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. E, sendo hoje Quinta-Feira Santa, pareceu-me conveniente ler e comentar alguns trechos da Concordância dos Santos Evangelhos composta por Dom Duarte …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Outubro 2019

Diversos


“Amai-vos na verdade…”

“Apóstolo do Amor” é uma das várias alcunhas dadas a São João Evangelista, e basta ler seus escritos para entender o motivo. Na primeira de suas epístolas encontramos a famosa afirmação de que “Deus é amor” (I Jo 4, 8) e, se percorrermos com atenção o quarto Evangelho, notaremos o …
Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP - 01, Abril 2019

Vida dos Santos


Santa Inês de Montepulciano Abadessa, mística e taumaturga

Ao folhearmos as páginas biográficas dos Bem-aventurados, surpreende-nos ver as variadas formas de agir do Espírito Santo para levar as almas à união completa e definitiva com Deus. Enquanto alguns são sacudidos por uma tonitruante queda, como São Paulo, e chamados a uma radical conversão apenas na maturidade, outros são …
Ir. Lucilia Virginia Bassi - 01, Abril 2019

Diversos


Máximas e reflexões de São Rafael Arnáiz – O valor da intenção

“Quando compreenderás que a virtude não está em comer cebola, mas em comer cebola por amor a Deus?”1 Tão singular consideração soará, sem dúvida, estranha aos nossos ouvidos. Pois como alguém poderá alcançar a santidade comendo cebola ou, quem sabe, descascando nabos? Entretanto, sua autoria pertence a um jovem religioso …
Ir. Isabel Lays Gonçalves de Sousa - 01, Abril 2019

História para crianças


Qual é a maior grandeza?

Por volta do ano 33 d.C., uma mulher chamada Sara havia se tornado famosa por seu especial talento: elaborava esplendidamente desde simples véus até tecidos valiosíssimos, decorando-os com fios de ouro, prata ou pedras preciosas. Seu labor era conhecido nos mais longínquos povoados da ­Judeia, onde todos ansiavam pelo dia …
Flávia Frez Corrêa - 01, Abril 2019

Páginas finais


A santa alegria dos filhos de Deus

Entre os diversos símbolos de realidades sobrenaturais postos por Deus na natureza brasileira, nos deparamos com um muito eloquente: as quaresmeiras, árvores cujas flores de tonalidade roxa desabrocham de modo abundante pouco antes da Semana Santa. Fácil é ver nessas belas plantas a mão do Criador. Elas lembram aos fiéis …
Ir. Juliana Galletti - 01, Abril 2019

Quarta capa


Misteriosa grandeza, bondade envolvente

Quando o Cirineu pegou na Cruz, um diálogo mudo estabeleceu-se entre ele e o Homem-Deus, que parecia lhe dizer: Meu filho, é por você que sofro. Você Me vê no auge do abandono e da desgraça, tendo alcançado o último ponto do desprezo humano. Mas olhe para Mim: uma misteriosa …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Abril 2019
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos