Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano XXIV, nº 278, Fevereiro 2025

Assine agora


Segunda capa


Ele mede a profundidade de vosso amor

Eu estava triste por causa de minha conduta passada, de meus pecados de orgulho, de minhas fraquezas. etc. E foi nesse momento que Jesus veio. Disse-me Ele: […] Tuas imperfeições atuais, tuas faltas passadas, uma vez que tu as detestas, não podem desagradar-Me. Serve-te delas para te elevares até Mim. …
Pe. René Laurentin - 01, Fevereiro 2025

Perguntam os leitores


Perder tempo é pecado contra qual Mandamento?

Catarina de Assis Fonseca – Recife Nossa consulente já dá por certo que perder tempo é pecado… e tem toda a razão! Agora, para tudo ficar bem claro, a primeira questão seria: o que é perder tempo? Causa muita preocupação hoje em dia, e com todo o propósito, o desperdício …
Pe. Ricardo José Basso, EP - 01, Fevereiro 2025

Por que os Arautos usam botas?

Por muitas razões… Em primeiro lugar, porque elas denotam o caráter missionário da vida dos Arautos, os quais estão dispostos a percorrer qualquer distância para evangelizar. Consideremos, entretanto, um simbolismo mais profundo e de caráter sobrenatural, bem indicado pelas palavras das Sagradas Escrituras: “Porei inimizades entre ti e a Mulher, …
Pe. Ricardo José Basso, EP - 01, Fevereiro 2025

Editorial


O Reino dos Céus está próximo!

Quando se fala de conversão é comum vir à mente personagens antigos como Paulo de Tarso, Madalena e Agostinho, todos eles Santos e convertidos após incursões nos abismos do pecado. Quanto à natureza da conversão, muito já se comentou a propósito do vocábulo metanoia, que significa mudança de mentalidade. No …
Redação - 01, Fevereiro 2025

A Voz dos Papas


Um apelo divino silenciado

Existe acaso dever maior e mais urgente do que anunciar “as inescrutáveis riquezas de Cristo” (Ef 3, 8) aos homens do nosso tempo? E haverá coisa mais nobre do que desfraldar o estandarte real diante desses que têm seguido ou seguem bandeiras falazes e conquistar para o glorioso vexilo da …
Magistério Pontifício - 01, Fevereiro 2025

A Liturgia dominical


O olhar da fé e a via dolorosa

As obras de Deus são grandiosas e proclamam sua glória. Contudo, o homem medíocre não percebe atrás dessas maravilhas os dedos de artista do Senhor do Céu e da terra, que plasmaram todos os seres à imagem de sua sublime bondade. A criação vela um mistério que só o olhar …
Pe. Carlos Javier Werner Benjumea, EP - 01, Fevereiro 2025

A humanidade fracassou porque trabalhou sem Deus

O mundo, com todas as suas instituições, parece estar dominado pelo mal – chamado de Revolução por Dr. Plinio Corrêa de Oliveira – e segue por caminhos sinuosos, “progredindo incessantemente para seu trágico fim”.[1] Mas o bem, ou seja, a Contra-Revolução é invencível, pois conta com um dinamismo incalculável, “certamente …
Pe. Alex Barbosa de Brito, EP - 01, Fevereiro 2025

Confiar em Deus ou confiar no homem?

A Liturgia deste domingo assemelha-se a uma espada de dois gumes. A primeira leitura, tirada do Livro do profeta Jeremias é de uma clareza cortante: “Maldito o homem que confia no homem” e “Bendito o homem que confia no Senhor”. Trata-se de uma maldição e uma bênção que nos acompanham …
Pe. Steven Frederick Schmieder, EP - 01, Fevereiro 2025

Perdoar é coisa de gigante

O Evangelho de hoje, a ser lido em paralelo com o de São Mateus (cf. Mt 5, 38-48), nos convida a termos alma de gigante e a sermos magnânimos;1 a amarmos os inimigos e a fazermos o bem aos que nos odeiam, abençoando os que nos amaldiçoam e rezando pelos …
Pe. François Bandet, EP - 01, Fevereiro 2025

Tesouros de Mons. João


Conversão: uma iniciativa de Deus

“Tudo é graça!”, dizia Santa Teresinha do Menino Jesus, sem conhecer profundamente Teologia… Isto acontece com os Santos: eles são assistidos por uma ação especial do Espírito Santo, que os leva a afirmar altos princípios doutrinários sem os terem estudado. E a máxima da Santa da pequena via se aplica …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Fevereiro 2025

Testemunhos


Da sinagoga à Igreja Católica

A partir daquele momento, a vida de Teodoro tomaria outro rumo. Saindo de casa, encontrou-se com seu irmão. “Aonde vais?”, perguntou este, apertando-lhe a mão. “Aqui perto”, respondeu. De fato, era “perto”… Ele daria apenas um passo para chegar ao destino almejado: um passo, um levantar de véu (cf. II …
Ir. Patricia Victoria Jorge Villegas - 01, Fevereiro 2025

Tema do mês


Perseguido por Deus, chamado por Maria

Duas vezes chorou Jesus, narram os Evangelhos. Uma por Lázaro: era a perda de um ente querido; outra sobre a Cidade Santa: perdia Ele seu próprio povo. A nação pela qual viera ao mundo O rejeitava: “Jerusalém, Jerusalém…” (Lc 13, 34). As lágrimas que Lhe correram pela Sagrada Face, contudo, …
João Paulo de Oliveira Bueno - 01, Fevereiro 2025

São Tomás ensina


Ninguém pode reparar-se por si mesmo

Como se explica que tantas almas abandonem uma vida de pecado ou de paganismo para abraçar a Cruz de Cristo, na esperança da felicidade eterna? Que fizeram para tão radical mudança? Que mérito tiveram para isso? Nenhum! Converteram-se simplesmente porque Deus quis: receberam a graça da conversão e apenas não …
Redação - 01, Fevereiro 2025

Plinio Corrêa de Oliveira


Em batalha pelas almas

Por mais que se diga o contrário, os fenômenos da sociedade humana só se estudam no homem. A sociedade é um conjunto de homens e, portanto, devemos primeiro analisar os princípios que regem o comportamento dos entes humanos para, depois, estudarmos o modo pelo qual eles se aplicam à sociedade. …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Fevereiro 2025

Diversos


Uma nova criação!

Há pouco mais de três anos, Jacques Fesch é um presidiário. E, segundo lhe informa o seu advogado, agora será réu de morte também. Para este jovem de vinte e sete anos tudo terminará em apenas dois meses. Trágica perspectiva!… Dois meses de vida serão suficientes para saldar suas dívidas …
Ir. Diana Milena Devia Burbano - 01, Fevereiro 2025

O que diz o Catecismo?


Eu também preciso me converter?!

O convite feito por Nosso Senhor no trecho de São Marcos recolhido pelo Catecismo se nos afigura como dirigido às pessoas que vivem alheias à Igreja Católica, na prática habitual dos pecados mais diversos, e que, portanto, precisam se converter de suas obras más. Contudo, quem recebeu as sagradas águas …
Redação - 01, Fevereiro 2025

Diversos


Não seja louco!

Convido o leitor a julgar as três seguintes sentenças: “Duas coisas são infinitas: o universo e a estultice humana; mas, no tocante ao universo, ainda não tenho certeza absoluta”. “Não é terrível o fato de a inteligência humana ter limites tão estreitos e a loucura humana ser ilimitada?” “A estupidez …
Severiano Antonio de Oliveira - 01, Fevereiro 2025

Vida dos Santos


Uma árvore robusta e frondosa

A tarefa de narrar a história de um fundador assemelha-se ao trabalho de um botânico que busca descrever a origem de uma árvore secular. Facilmente pode ele constatar o sabor dos frutos, o esplendor das folhas, a robustez dos ramos, mas… como penetrar nas raízes? Certo é que, quando prorrompe …
Fernando Joaquim Costa Mesquita - 01, Fevereiro 2025

Dona Lucilia


Dona Lucilia está realmente ao meu lado!

Na suavidade de um sorriso ou numa discreta intervenção; como uma mão amistosa que tranquiliza ou um braço forte que sustenta; por uma singela inspiração interior que equivale a um salutar conselho… Enfim, por diversos modos o auxílio maternal de Dona Lucilia se faz sentir até a pessoas que não …
Elizabete Fátima Talarico Astorino - 01, Fevereiro 2025

História, mestra da vida


Os verdadeiros conquistadores

Vinte e nove de março de 1549. Quase cinquenta anos depois do seu descobrimento, aportam na Terra de Santa Cruz para colonizá-la cerca de mil homens da armada lusitana. Em meio a esse exército, seis figuras discretas revestidas de negro, armadas somente com a virtude e o engenho, desembarcam com …
Gabriel Lopes dos Anjos Silva - 01, Fevereiro 2025

Você sabia?


…por que se cobre o cálice da Missa com um véu?

No início do Ofertório da Missa, o acólito entrega ao sacerdote ou diácono o cálice e a patena cobertos por um pequeno véu da cor correspondente ao dia litúrgico, cuidando para que os vasos sagrados permaneçam ocultos à assembleia. Em seguida, o cálice é depositado sobre o altar e o …
Redação - 01, Fevereiro 2025

…que os sinos das igrejas são abençoados?

Quantas vezes entramos numa igreja, capela ou oratório ao ressoar de um grave e profundo toque de sino indicando o início da Santa Missa ou outra cerimônia religiosa. Mas você sabia que os sinos são abençoados e alguns até possuem nome? Os primeiros ritos de bênção dos sinos destinados ao …
Redação - 01, Fevereiro 2025

Tendências e mentalidades


Duas formas de “ser deus”?

Eis duas obras artísticas, cada uma representando um deus diferente, conforme concebido por seus respectivos adoradores. A primeira retrata o deus Moloc, no auge de seu ritual próprio. A segunda é uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, que preside o pórtico da Catedral de Amiens, na França. O contraste …
Ângelo Francisco Neto Martins - 01, Fevereiro 2025

Quarta capa


Apostolado da dor

A missão de Jacinta nos revela a necessidade de vítimas expiatórias que ­contribuíssem com a sua dor e o sacrifício de sua vida para que as palavras de Nossa Senhora encontrassem terreno fértil nos corações dos homens. Compreende-se, pois, como ­esse apostolado do sofrimento é verdadeiramente insubstituível, e como abre …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Fevereiro 2025
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos