Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano III, nº 26, Fevereiro 2004

Assine agora


Editorial


Qual tipo de santidade ideal para o homem de hoje?

Ensina-nos São Tomás que, sendo Deus infinito, não poderia refletir-Se numa só criatura, mas sim numa multiplicidade delas, e por isso criou Ele o universo. É através das coisas visíveis que o homem se eleva até as invisíveis. Por exemplo, contemplando uma simples concha de mar, podemos compreender o quanto …
Redação - 01, Fevereiro 2004

Comentário ao Evangelho


O Sermão da Montanha

17Descendo com eles, parou numa planície. Estava lá um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de povo de toda a Judeia, de Jerusalém, do litoral de Tiro e de Sidônia. 20Levantando os olhos para os seus discípulos, dizia: “Bem-aventurados vós os pobres, porque vosso é o Reino …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 31, Janeiro 2004

A santidade, prioridade pastoral

Em primeiro lugar – ensina o Santo Padre – não hesito em dizer que o horizonte para o qual deve tender todo caminho pastoral é a santidade. Não era esse também o objetivo último da indulgência jubilar, enquanto graça especial oferecida por Cristo para que a vida de cada batizado …
Papa São João Paulo II - 01, Fevereiro 2004

Entrevista


Bem-Aventurados Jacinta e Francisco, a um passo da canonização

Pe. Luís Kondor: A conclusão mais importante talvez seja o que foi dito pelo Concílio Vaticano II: “Todos os batizados são chamados à santidade”. Sem exceção. Até mesmo as crianças. Pe. LK: As aparições do Anjo e de Nossa Senhora a estas crianças têm detalhes desconhecidos para muita gente. Por …
Vítor Domingues - 01, Fevereiro 2004

A Voz dos Papas


Cristo torna-se presente nas celebrações litúrgicas

A Redenção encontra seu prelúdio nas admiráveis ações divinas do Antigo Testamento e foi cumprida por Cristo Senhor, de modo especial por intermédio do Mistério pascal da sua Sagrada Paixão, Ressurreição da Morte e gloriosa Ascensão. Todavia, ela precisa ser não apenas anunciada, mas também realizada, e é isto que …
Papa São João Paulo II - 01, Fevereiro 2004

A Voz dos Papas


A Igreja tem uma estrutura hierárquica

Os pastores têm a tarefa de formar, governar e santificar o Povo de Deus, enquanto os fiéis leigos, juntamente com eles, tomam parte ativa na missão da Igreja, numa constante coordenação de esforços e no respeito pelas vocações e pelos carismas específicos. […] No exercício de sua função, os legítimos …
Papa São João Paulo II - 01, Fevereiro 2004

Vida dos Santos


Os 26 mártires de Nagasaki, glória da Cristandade japonesa

A evangelização do Japão teve início em 15 de agosto de 1549, quando São Francisco Xavier pisou pela primeira vez o solo nipônico e começou a perfumá-lo com o odor de suas virtudes e dons admiráveis. Inicialmente os jesuítas, e, algumas décadas após, os franciscanos, empreenderam com vigor e coragem …
Oscar Macoto Motitsuki - 01, Fevereiro 2004

Diversos


A glória de João Ninguém

Há poucos dias, encontrava-me rezando o Rosário numa igreja de São Paulo, quando, sem me dar conta, interrompi a oração para analisar um personagem que acabava de entrar. Pobremente vestido, seu andar e seu rosto denotavam um homem maltratado pelos anos e por duros sofrimentos. Tudo nele indicava o que …
Pe. Ignacio Montojo Magro, EP - 01, Fevereiro 2004

Os Arautos rezam por você!

A Eucaristia, Maria e o Papa – o leitor já sabe – são as três pilastras da espiritualidade dos Arautos do Evangelho. Levados por seu ardente amor a Jesus Sacramentado, fonte de todo bem e toda graça, procuram eles passar o maior tempo possível em adoração ao Santíssimo Sacramento, seja …
Pe. Hamilton José Naville, EP - 01, Fevereiro 2004

Mozart e o monge

“Da capo!” (“voltemos ao início”), diz pacientemente Leopoldo, e os mú­sicos retomam animados os compassos do quarteto de câmara. Nesse instante abre-se a porta e aparece um menino de seus 4 anos, empurrando com decisão uma cadeira para dentro da sala. — Menino, que faz você? – pergunta Leopoldo, seu …
Andreas Meran - 01, Fevereiro 2004

História, mestra da vida


História Sagrada – A Rainha de Sabá

Rainha de Sabá! Este nome traz à imaginação a figura mí­tica de uma soberana bela, digna, riquíssima. De fato, possuía ela muito ouro, pedras preciosas e perfumes. Entretanto, seu tesouro mais valioso era outro: a virtude da admiração. Deslumbrada pela sabedoria, bem como pela grandiosidade e beleza das obras de …
Paulo Francisco Martos - 01, Fevereiro 2004

Você sabia?


Como surgiu a cerimônia da Quarta-Feira de Cinzas?

Qual a origem do costume de se colocar cinza sobre a cabeça do fiel nesse dia? A Igreja primitiva assim marcava, no primeiro dia da Quaresma, os cristãos obrigados a fazer penitência pública, em razão de alguma falta grave, para distingui-los dos demais. Por determinação do Papa Urbano VI, no …
Redação - 01, Fevereiro 2004

Diversos


O duplo mistério da presença de Jesus

Passando diante de uma igreja no momento em que badalavam os sinos, certa ocasião, um jovem professor universitário instintivamente olhou para o relógio da torre, a fim de conferir as horas. Esse fato tão corriqueiro lembrou-lhe uma grande verdade: assim como o relógio da Matriz marca as horas do dia …
Roberto Kasuo - 01, Fevereiro 2004

Adoração eucarística perpétua na Cidade Eterna

Depois de permanecer fechada para restauração durante mais de 20 anos, a Basílica de Santa Anastácia do Palatino foi reaberta em 1993. Mas, embora em perfeito estado, era uma igreja gélida, sem bancos e, sobretudo, vazia de fiéis quando foi entregue ao zelo pastoral do seu atual Reitor, o Pe. …
Pe. Eduardo Caballero Baza, EP - 01, Fevereiro 2004

História para crianças


O preço de um resgate

Era domingo, terminara a Missa. O zeloso sacerdote, muito estimado pelos seus paroquianos, convidou para vir à frente um ancião de aspecto venerável. Depois de apresentá-lo como o mais querido amigo de sua já remota mocidade, manifestou o desejo de que ele saudasse os presentes e lhes dirigisse algumas palavras …
Luis Zaghi - 01, Fevereiro 2004

Diversos


Desenvolver o hábito de refletir

Nunca uma época dispôs de tanta informação como a nossa. Os meios eletrônicos, a todo momento, nos fornecem dados tão díspares como, por exemplo, a descoberta de uma nova galáxia com cerca de 70 bilhões de estrelas, e a causa da morte de um egípcio mumificado há milhares de anos. …
Guy de Ridder - 01, Fevereiro 2004

Os voluntários de Lourdes

Os voluntários, como o nome indica, são pessoas abnegadas que se oferecem para trabalhar sem qualquer remuneração, movidas unicamente pelo amor à Virgem Maria e ao próximo. Não só isto. Além de sacrificar dias de férias ou prejudicar seus próprios negócios para auxiliar os mais necessitados, arcam eles mesmos muitas …
Pe. Luiz Francisco Beccari, EP - 01, Fevereiro 2004

Receitas culinárias


A Receita: Bolo de sorvete

No campo da culinária, nada consegue unanimidade de votos como o universalmente apreciado sorvete. No verão, tanto melhor; mas, mesmo no inverno, não deixa de ser apetecível. E poucas coisas ajudam, como ele, a animar uma conversa, seja em família, seja numa roda de amigos. 1 ½ xícara (café) de …
José Mário da Costa - 01, Fevereiro 2004

Páginas finais


Rothenburg, cidade-joia

Rothenburg… pequena e encantadora cidade medieval situada às margens do Rio Tauber, no centro da velha Alemanha. Seu nome é repetido com saudades no mundo inteiro por aqueles que tiveram a felicidade de visitá-la ou, pelo menos, a conheceram de alguma outra forma. Sim, repetimos, do mundo inteiro. Pois inclusive …
Pe. Julio Ubbelohde, EP - 01, Fevereiro 2004

Quarta capa


Maria, aurora resplandecente de beleza

Se Cristo é o dia que não conhece ocaso, Maria é a sua aurora resplandecente de beleza.
Papa São João Paulo II - 01, Fevereiro 2004
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos